domingo, 4 de outubro de 2009

Laboratórios na UFF de Volta Redonda

A Universidade moderna tem como papel a realização de atividades de Ensino (cursos de graduação e pós-gradução), Pesquisa e Extensão visando sempre servir a sociedade. Essas atividades deveriam ser indivisíveis a fim de se promover a evolução e o aprimoramento das habilidades e capacidades técnicas e analíticas das pessoas. Numa postagem anterior (http://pensamentouffvr.blogspot.com/2009/09/valorizacao-dos-professores-na-nossa.html) por mim redigida, este assunto foi mencionado e discutido tanto por alunos quanto por outros colegas. Nesta ocasião fiquei me questionando qual seria o papel de laboratórios bem montados e equipados dentro de uma Universidade, mais especificamente na nossa realidade da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda - EEIMVR.

Devo confessar que tenho tentado fazer um exercício em que imagino como estarão as nossas instalações daqui a 2 ou 3 anos. Pensei neste espaço de tempo já considerando que os laboratórios estariam em pleno funcionamento e também que pudéssemos avaliar a importância, a abrangência e também o retorno para a sociedade dos vultosos investimentos (cerca de R$ 7.500.000,00 desde 2005, considerando-se apenas equipamentos de pequeno, médio e grande porte) feitos nos últimos anos na nossa Escola. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os pesquisadores da EEIMVR que têm mostrado como a força do trabalho nesta IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) pode revolucionar uma Escola de 48 anos de existência. Neste contexto, acredito que a formação dos nossos alunos de graduação e pós-graduação e também que as colaborações e convênios com o setor produtivo serão diretamente beneficiados a médio prazo pelo funcionamento dos laboratórios.

Neste último ano tenho coordenado o primeiro Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica (LMME) da UFF e somos reconhecidos como um “caso de sucesso” perante a FINEP (agência de fomento que financiou o LMME) e também pela PROPPi (Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) da UFF. O modelo escolhido para o funcionamento do LMME se baseia na qualificação de usuários para atender as necessidades de pesquisa, ensino e também extensão por parte dos acadêmicos internos e externos a EEIMVR. Neste sentido, os cerca de 20 usuários já treinados e habilitados têm auxiliado alunos de mestrado, doutorado e graduação na confecção de análises junto aos nossos equipamentos. O setor produtivo e outras Universidades (USP, UNESP, FOA e Universidade Nacional de Rosario. – Argentina) já iniciaram um processo de aproximação e/ou colaboração com o LMME nos últimos meses. No ensino, temos utilizado de forma ativa os equipamentos para ministrarmos nossos cursos. Enfim, estamos consolidando um laboratório moderno e disponível para toda a academia.


Laboratório Multiusuário de Microscopia Eletrônica da UFF.

Assim sendo, quando fico imaginando este cenário sendo repetido com este formato ou com outros que possivelmente serão propostos pelos colegas, tenho certeza que a EEIMVR será considerada referência na região Sul Fluminense e também no Estado do Rio de Janeiro na área tecnológica. Por esta razão, considero saudável e plenamente justificável buscarmos discutir a nossa infraestrutura física que deverá abrigar os nossos laboratórios de engenharia de agronegócios, engenharia mecânica, engenharia metalúrgica, engenharia de produção, física, química e também de outras ciências. Acredito que o blog Pensamento Acadêmico UFF – Volta Redonda pode ser um local para discutirmos estas importantes questões sem partidarismos ou particularidades. Por outro lado, também gostaria que a discussão fosse amplamente abordada em outros fóruns da UFF, como por exemplo, na Agenda Acadêmica e principalmente junto às Coordenações e Departamentos de Ensino da EEIMVR tanto pelos alunos quanto pelos professores e técnicos. A democracia requer o nosso constante trabalho e construção para podermos nutrir um sentimento de dever cumprido para com a sociedade.

Saudações acadêmicas,

Fabrício

Nenhum comentário:

Postar um comentário