quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Novos tempos em Sucupira Cinzenta

A história do Pólo Universitário de Volta Redonda (PUVR) foi totalmente reescrita a partir dos eventos ocorridos no último dia 22 de setembro de 2009. Nesta ocasião, pudemos observar um momento bastante democrático da nossa Comunidade Acadêmica com a presença de alunos e professores tanto da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda (EEIMVR) quanto da Escola de Ciências Humanas e Sociais (ECHS). Não poderíamos também de deixar de mencionar a importante presença de vários técnicos administrativos no auditório da EEIMVR. As opiniões sobre o que uns classificaram de "manifestação" e outros de "debate" merecem algumas reflexões e considerações.


De uma forma geral, a "reunião" entre o novo diretor do PUVR e a Comunidade foi pautada por questionamentos, que na minha opinião eram bastante oportunos e legítimos, por atropelos e também por uma série de ataques pessoais entre vários professores presentes. Devo lembrar a todos os leitores do nosso blog que naquele exato momento estava eu ocupando a Vice-Direção "pro tempore" do PUVR e que observei de perto aos acontecimentos que pretendo narrar a seguir. Acredito que uma grande parte do auditório ficou bastante perplexa diante do tom partidário (radical e às vezes um tanto exaltado) e acusatório em que a discussão se desenrolou durante um período de cerca de 4 horas. O resultado desta discussão ficou bastante claro para a platéia que rapidamente observou a nítida presença de duas linhas de pensamento, ou melhor dizendo, lado A e lado B, como popularmente vários de nós temos tratado essa taxonomia política. Aproveito a oportunidade para parabenizar os representantes dos diretórios acadêmicos (DADJ e Centro Acadêmico de Administração) que se apresentaram (entraram de forma abrupta e intempestiva) para mediar "o evento" que inicialmente seria uma conversa entre o Prof. Wainer da Silveira e Silva e os alunos do PUVR. Outro fato que também merece ser destacado e que também foi mencionado durante a reunião foi o fato da reitoria não apresentar o novo diretor do Pólo à Comunidade Acadêmica e principalmente não indicar de forma clara e objetiva quais seriam as justificativas para os novos rumos do Projeto Acadêmico da UFF de Volta Redonda. Dentre as principais questões levantadas devemos indicar principalmente o andamento (atrasos, soluções orçamentárias e responsabilidades técnicas, laboratórios de ensino e pesquisa, GREICA, SAEPE e outras questões acessórias) das obras do Campus Aterrado e também a Reforma e Ampliação do Prédio Edil Patury Monteiro. Em relação à ECHS, também foram listados e colocados na pauta de discussão a falta de funcionários e também a ocupação do Colégio Batista. E por último, não poderia deixar de mencionar todos os embates e/ou pedidos para que fossem realizadas eleições do PUVR o mais rápido possível.


Neste contexto bastante sumarizado, gostaria de responder a vários alunos e também a alguns colegas que tem nas últimas semanas me perguntado: Qual foi o resultado da manifestação (ou debate) que presenciamos no auditório da EEIMVR? Entendo que o resultado foi o envolvimento direto e crítico de vários alunos de engenharia e de administração nas questões consideradas por alguns dirigentes como "assuntos superiores" que não diziam respeito a grande massa (de acordo com outros, por definição, apenas de "manobra") . Além disso, também tenho observado que vários colegas também passaram a fazer reflexões menos emocionadas e mais equilibradas a respeito de como devemos construir um projeto de Universidade mais plural e democrática. Gostaria ainda de também expressar os meus cumprimentos ao Jornal ADM INFORMA em que na sua quarta edição mostra outras duas respostas a pergunta mencionada anteriormente. As respostas referem-se aos artigos: "O Debate: Alexandre x Wainer" e a "Crônica "Extintor de Incêndio"" dos autores Púlpito do Auditório e Extintor de Incêndio, respectivamente. Novamente, também deixo nesse espaço democrático a minha admiração pelos alunos que tem revolucionado o nosso PUVR com demonstrações de coragem e sinceridade de pensamento.


Novos tempos, outros rumos e com certeza uma Comunidade Acadêmica revigorada pela coragem daqueles que insistem em pensar e repensar uma nova UFF em Volta Redonda. 


Saudações Universitárias,


Um comentário: