quinta-feira, 1 de outubro de 2009

COMO FAZER UM ELEFANTE DESAPARECER

Pessoal,

Como um mágico faz um elefante desaparecer do palco? Ele cria alguma distração e o elefante é retirado calmamente do palco. Quando todos voltam a prestar atenção no elefante – sumiu!

Na política, como na mágica, isso é muito comum.

Vocês já repararam que sempre que algum assunto muito importante está para ser discutido no Conselho Universitário (como, por exemplo, as consultas eleitorais nos pólos e/ou a escolha de representantes dos pólos nos conselhos) aparece novamente em pauta a discussão sobre a proibição total dos cursos autofinanciáveis. Quando as atenções se voltam para o assunto importante - sumiu!

Saudações Acadêmicas
Heraldo

32 comentários:

  1. Prezado Heraldo e demais seguidores,

    Acabo de ler também o blog http://heraldo-emlinhareta.blogspot.com/
    e ficar pasmo com uma coisa que, confessso, me passara desapercebida. O Diretor da EE de Niterói não é Doutor, nem é Prof. Associado IV e nem é Prof. Titular. Uma dessas condições condições,conforme a Logislação, é necessária para ser alguém nomeado Reitor ou Diretor de Unidade de uma IFES. Considero isto extremamente grave, mas enxergo também que o desrespeito à Legislação e regulamentos não é primazia da EE de Niterói. Acredito que, em Niterói, isto não tenha acontecido de uma hora para outra. Gostaria de saber, Heraldo, se isso não foi o resultado de um processo gradual e contínuo, onde vamos nos acostumando com uma quebra de regulamento aqui, outra ali, e tudo converge para um absurdo legal de maior monta, quando a maioria parece já não estar se preocupando com legislação, regras, etc.. Digo isto, porque aqui em Volta Redonda estamos vivendo um processo semelhante. Fiquei sabendo, por exemplo, ontem que alguns professores estão praticamente obrigando alunos a arrecadarem fundos para a Agenda Acadêmica, fazendo tal arrecadação valer nota para a sua disciplina. Ao mesmo tempo, a Agenda Acadêmica em Volta Redonda tornou-se um evento não mais para os alunos, mas um evento de promoção de docentes que depois se rejubilam com sucesso de "organização" da atividade, enquanto alguns alunos queixam-se de serem obrigados a comparaecer e colaborar, talvez até financeiramente.

    Ao mesmo tempo que tal prática afronta diretamente o Regulamento de Graduação da UFF, no que diz respeito à avaliação de alunos em disciplinas regulares, e suscita também questões sobre constrangimento ilegal, certamente ela só é possível por duas circunstãncias: i) os professores que assim agem, certamente sentem as "costas quentes" ii) os alunos que não concordam, sentem-se intimidados e com medo de retaliações, caso reclamem seus direitos.

    A Direção ilegalmente em Nietrói nomeada e o desrespeitoso achaque aos alunos associado ao constrangimento de serem obrigados à colaborarem com eventos cuja organização é responsabilidade da Instituição são facetas de uma mesma realidade.

    O desrespeito "casual" às regras, leis e regulamentos é como uma chuva ácida, que parece a princípio inofencsiva, mas que ao final desfigura a face e imagem de nossas instituições, de nossa Universidade.

    O que fazer? Primeiramente, denunciar, tornar público o absurdo, pois maldades e desrrespeito às leis são melhor praticados no "escuro" e com pouca platéia.

    saudações

    Alexandre Silva

    ResponderExcluir
  2. ISSO AÍ GENTE!!!

    A AGENDA ACADÊMICA UFF DE VOLTA REDONDA VAI SE TORNAR FESTA DE BARRAQUINHA IGUAL SUCUPIRA!!!!!

    DIGA NÃO AS FESTAS COM MARACUTAIAS!!!!!

    QUEREMOS AGENDA ACADÊMICA!!!

    E NÃO FESTA ELEITOREIRA!!!!

    DIGA NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. "Wir nicht dogmatisch die Welt anticipiren, sodem erst aus der Kritik der alten Welt die neue finden wollen" Marx, Brief an A, Rage. September 1843.

    Traduzindo e ficando com o velho Marx..."Nós não antecipamos dogmaticamente o mundo, mas queremos encontrar o mundo novo somente a partir da crítica do [mundo] velho".

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. O Bacana para a Agenda Acadêmica "Festa de São João" (ou sou muito velha, ou festa junina é que tinha arrecadação de prenda) seria um manifesto legal dos alunos que estão se sentido pressionados por esses ilustres docentes da nossa universidade: NÃO SE INSCREVAM EM NADA!!!!! NÃO PARTICIPEM DE NADA!!!! NÃO ARRECADEM NADA!!!!

    Depois eu quero ver eles justificarem POR ESCRITO uma nota baixa, zero, por falta de participação na pseudo-agenda acadêmica.

    E como não duvido nada que alguns sejam capazes de colocar isso no papel...que bom!!! Aí o circo ficaria mais bonito!!!

    DIGA NÃO À AGENDA ACADÊMICA DA UFF ...DIGA NÃO À PATIFARIA DISFARÇADA DE EDUCAÇÃO!!!!

    ResponderExcluir
  6. Isso sim que é MASSA DE MANOBRA.

    Colocar aluno pra arrecadar dinheiro em troca de pontos NA PROVA?!?! Isso é muito imoral!

    VAMOS DAR UM BASTA NISSO!

    NÃO!!!! A QUALQUER FORMA DE CORRUPÇÃO!!!!!

    ALUNOS/MASSA PENSANTE QUE SE SINTAM PREJUDICADOS, CONVIDO-VOS A EXPOR SEUS TESTEMUNHOS AQUI!!!

    PODE SER ANÔNIMO MESMO, NESTES CASOS É MELHOR NEM SE IDENTIFICAR...

    NÃO A ESTA PALHAÇADA!!!!

    ResponderExcluir
  7. Uma Bricadeirinha:

    Só bebado para ir a AA (Agend. Academ.)
    Prefiro ficar estudando, não vou ser assessor político mesmo.

    Mudando de assunto alguém fiscalizou as obras esta semana?
    Quantos tinha nas obras?


    Aluno anônimo

    ResponderExcluir
  8. "La verdad es lo que es y sigue siendo verdad aunque se piense al revés."
    ( Antônio Machado)

    DEVEMOS CONTINUAR SEM DESANIMAR!!!

    NÃO À AGENDA acadêmica POLÍTICA!

    ResponderExcluir
  9. SE NINGUÉM APARECER

    NINGUÉM SERÁ PUNIDO


    BASTA DE GROSELHA!!!!!!

    NÃO!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Sou aluno da professora Salete, vim conhecer o blog. Algumas partes são interessantes, alguns textos legais. Mas francamente, li essa página e não pude deixar de comentar.

    "Fiquei sabendo, por exemplo, ontem que alguns professores estão praticamente obrigando alunos a arrecadarem fundos para a Agenda Acadêmica, fazendo tal arrecadação valer nota para a sua disciplina. Ao mesmo tempo, a Agenda Acadêmica em Volta Redonda tornou-se um evento não mais para os alunos, mas um evento de promoção de docentes que depois se rejubilam com sucesso de "organização" da atividade, enquanto alguns alunos queixam-se de serem obrigados a comparaecer e colaborar, talvez até financeiramente."

    Eu realmente não sei de onde tirou essas informações ("FIQUEI SABENDO"), provavelmente um 'telefone-sem-fio' que no inicio a palavra é "avião" e no final "violão".

    Obrigando alunos? hahaha.. Engraçado a contradição.. Como pode ser um Evento eleitoreiro e obrigatório ao mesmo tempo?
    Se é pra receber votos de alunos, a idéia não seria deixá-los mais felizes?

    Obrigados a arrecadarem dinheiro? Nada disso!
    Nós alunos estamos procurando patrocínios, negociando, trabalhando em grupo, enfim, saindo da sala de aula. Mas ninguém está sendo obrigado de nada. A professora inclusive propôs que quem não quisesse participar do trabalho, haveria alternativa, acho que uma prova.

    "Ao mesmo tempo, a Agenda Acadêmica em Volta Redonda tornou-se um evento não mais para os alunos, mas um evento de promoção de docentes que depois se rejubilam com sucesso de "organização" da atividade"

    Muito pelo contrário! A agenda acadêmica simplesmente expandiu, e mais que abrangir alunos do PUVR, recebe também alunos de outras universidades, leva cultura e educação tanto aos nossos alunos quanto a alunos de outras escolas e à sociedade como um todo. Além disso, está havendo uma parceria como, até onde eu sei, nunca houve. Que é com a prefeitura de volta redonda. Pode ser um benefício futuro para o PUVR, nunca se sabe.

    Boicotar a Agenda Acadêmica? Só pra tentar prejudicar quem ta organizando o evento? que idéia egoísta e, desculpe, burra!

    A idéia do evento é levar cultura, e também educação. Bom, isso também conta como carga-horária, então por que não pode contar como parte da nota curricular?
    Apenas os calculos e as físicas podem ser avaliados? parem de olhar para o próprio umbigo de vocês e de serem tão arrogantes!

    O MUNDO NÃO GIRA EM TORNO DISSO!

    SIM À AGENDA ACADÊMICA!
    SIM À CULTURA! SIM AOS TRABALHOS FORA DE SALA! ÀS DINÂMICAS PRÁTICAS!

    Fica a dica.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Então, Parabens aos manipuladores da massa de manobra. Estão aprendendo direitinho a não pensar... Ser comprado com pontinhos extras ou sabe lá abduzidos pelo et color.

    ResponderExcluir
  13. 1) A obrigação regimental (aplicação de mais de uma verificação) virou "ALTERNATIVA (prova)", conforme a narrativa do aluno anônimo;
    2) Toda participação em atividades extra-curriculares são desejáveis e bem vindas; no entanto, não podemos avaliar o processo de aprendizagem dos alunos nas disciplinas com atividades que envolvam "recursos financeiros" ou até mesmo somente por "trabalhos em grupo". Isso fere o regulamento da UFF;
    3)a prática de assédio moral contra os alunos que são contrários a participarem da agenda acadêmica também não deveriam ser tolerados e muito menos praticados por professores universitários;
    4) Realmente a Agenda Acadêmica não é uma atividade obrigatória e tem o seu valor. Contudo, como diziam os antigos "Tudo demais não faz bem". Vamos avaliar de forma critica todo o processo e ver se é um palco político ou um evento científico e cultural sério sem a presença de estrelas coloridas;
    5) E finalmente, aonde tem fumaça tem fogo. O assédio e o medo impedem que os alunos façam as suas denúncias nas coordenações dos cursos do PUVR e nas direções do PUVR, por que será? Será porque aqueles que poderiam ser alvos de inquéritos ou sindicâncias são membros destas instâncias? Vamos pensar galera...Chega de groselha e de falsos amiguinhos....

    Fui...

    ResponderExcluir
  14. Eu iria gostar do dia em que os alunos participassem dos eventos da universidade, da sua organização e realização sem a necessidade de pontos extras nas avaliações....
    Esse dia teríamos uma Universidade de fato e não um escolão, como insistem em fazer na EEIMVR.

    A expansão da Agenda Acadêmica é ótima e deve ser levada em frente, bem como as parcerias que são feitas, principalmente com as prefeituras, que têm muito a contribuir.
    Alunos participarem ativamente é o caminho natural, afinal o evento deveria ser para eles, em primeiro lugar.

    Agora...precisar que valha nota, pontinho pra fazer com que eles participem???? Me lembro de quando estava no ginásio e tudo pedíamos pontinhos aos professores...naquela época a maioria negava...
    Agora na universidade os professores oferecem.
    É triste essa inversão de valores!

    Sim...se já valem como Atividade Complementar, pra que valer pontos, ser tido como avaliação? As AACs não têm um outro propósito, não passam pelas coordenações de curso para avaliação???
    Ah...mas esqueci que a principal pivô dessa discussão toda também é coordenadora...e o baluarte da ética na nossa instituição...esse não requer maiores comentários.

    Sim a Agenda Acadêmica decente!
    Não a Politicagem Barata!

    E outra coisa...quando alguém diz "ouvir dizer" é simplesmente para não colocar o nome de outra pessoa...e não telefone sem fio...talvez pelo mesmo motivo da maioria de nós postar aqui como Anônimo.

    ResponderExcluir
  15. Eu sou um aluno filiado a atl[etica e periodo passado eu fiz a materia do professor Marcos Marques e organizamos a Agenda Cultural.

    Esse ano nos o procuramos e pedimos para fazer parte da organizacao.

    Eu nao sei se voces sabem, mas existem mais de 60 voluntarios inscritos trabalhando pelo evento que nao estao inscritos em materias da Salete ou Marcos Marques.

    ResponderExcluir
  16. Continuando...

    Existem tantos voluntarios inscritos que os professores informaram que vao colocar esses alunos na I Mostra Sul Fluminense de Tecnologia que ocorre no mesmo tempo da Agenda e eles vão trabalhar nos eventos no teatro Gaceems, cine 9 de abril e memorial zumbi. Os voluntarios nao fazem materia e alguns que fazem querem ser tambem e vao ficar nos dois stands da UFF no memorial zumbi, pois todas as universidades do sul fluminense vao ter stands. um stand vai ser do minibaja e o outro do pessoal do agro, eu acho que é agro mesmo.

    ResponderExcluir
  17. Larga de ser tonto (comentário 03/10 10:35). Isso já rolava no ano passado, ponto pra quem fosse em 2 ou 3 atividades.

    Pode ter agenda sim, mas precisa disso, forçar aluno a participar colaborando com organização ou indo em curso, palestra que não quer ir.

    Não esqueça que a função principal do professor é ensinar. Ensinar sim, teoria na sala de aula. A formação do engenheiro é composta do que aprende na sala de aula, além de atividades acadêmicas e estágios.

    Queremos um Agenda Acadêmica séria.

    NÃO a palanques eleitoreiros. SIM a Agenda Acadêmica com conteúdo.

    Vamos ser críticos, sim. E não estamos olhando o nosso umbigo ou sendo arrogantes. Estamos de olho em tudo.

    ResponderExcluir
  18. "1) A obrigação regimental (aplicação de mais de uma verificação) virou "ALTERNATIVA (prova)", conforme a narrativa do aluno anônimo;"

    - Não distorça o que eu disse. As provas existem e são obrigações. O trabalho vale como complemento da nota. Mas quem não quiser participar pode substituir por uma outra forma de avaliação.

    2) Toda participação em atividades extra-curriculares são desejáveis e bem vindas; no entanto, não podemos avaliar o processo de aprendizagem dos alunos nas disciplinas com atividades que envolvam "recursos financeiros" ou até mesmo somente por "trabalhos em grupo". Isso fere o regulamento da UFF;

    atividades que envolvam recursos financeiros até que ponto? porque qualquer atividade envolve recurso financeiro. Umas mais, outras menos.
    Acho que o que feriria o regulamento, seria se esse dinheiro fosse usado de forma pessoal. Mas ele inclusive será revertido ao PROJETO SOCIAL.

    "3)a prática de assédio moral contra os alunos que são contrários a participarem da agenda acadêmica também não deveriam ser tolerados e muito menos praticados por professores universitários;"

    Assédio moral? sinceramente. Participo ativamente das aulas e das idéias da AA e não conheço sequer 1 caso desse.
    Eu diria que isso sim é lorota levantada pra sujar imagem. Isso sim é manobra política.

    "4) Realmente a Agenda Acadêmica não é uma atividade obrigatória e tem o seu valor. Contudo, como diziam os antigos "Tudo demais não faz bem". Vamos avaliar de forma critica todo o processo e ver se é um palco político ou um evento científico e cultural sério sem a presença de estrelas coloridas;"

    Ano passado foi um sucesso! E ninguém citou 'palco político'. Agora é?

    E não precisa valer pontinho pra participar. Tanto que como o aluno acima falou, ja existem mais de 60 voluntários, e esse número seria maior se todos os professores apoiassem. Aliás, fica a idéia. Participem! Inclusive da organização, assim como nós alunos estamos atentos às políticas.
    Eu entendi o "Fiquei sabendo", mas 'ficar sabendo' por alguém, não é o mesmo que ficar sabendo por si próprio não acha? Ou nesse caso, se tratando de adversária política, só a informação que lhe interessa vale?

    abraços.
    GIL. (pseudônimo)

    ResponderExcluir
  19. Ah, e "professores apoiassem" não significa apoiar com pontos. Apesar de eu concordar com a idéia.
    Mas Significa, que não ir contra um projeto bacana. Significa apoiar os alunos, fazer com que o projeto seja mais deles que da escola. E não ficar fazendo força contrária.

    GIL.

    GIL.

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  21. Sinceramente, lendo tudo isso estou muito decepcionada, muito desapontada com toda essa briga política que está fazendo nossa faculdade virar um ringue de brigas e desrespeito. Entrei nessa faculdade, sinceramente sem saber o que eu queria fazer da minha vida.. Aqui dentro descobri pessoas que me ensinaram muito conhecimento técnico, mas muito da vida também. E nesse caso.. pessoas de todos os "lados". Até hoje sempre tive orgulho de falar que sou dessa escola, desse pólo. Mas gente, por favor, vamos parar com essa briga boba que não leva a nada, e ver que temos todo um caminho pela frente.
    Quanto a agenda academica.. só posso falar que já presenciei algumas, até mesmo antes de fazer parte dessa escola, e pude perceber o crescimento dela.. tanto no nível de palestras e mini cursos, quanto a adesão dos alunos. Antigamente semana academica era sinonimo de férias, e hoje, em sua maioria, vemos alunos interessados até mesmo na organização do evento.
    Se existem alunos que estão participando simplesmente por pontos.. peço encarecidamente que saiam, e aí sim vos verão a grande massa de apaixonados por essa escola.. que estão lá para fazerem um evento como nunca visto, e poderem ser reconhecidos como um dos participantes para que aquilo funcionasse!
    Quero poder levar para a minha vida.. em todo momento que falarem dessa escola.. que participei de sua contrução e aprimoramento. Que eu ESTIVE lá.. e não só passei por lá!
    Acredito que todos os que postam nesse blog tem condições suficientes para serem educados e não faltarem com o respeito a quem quer que seja, de opinião igual ou não.. portanto vamos debater nossas idéias.. mas não ofender as pessoas!
    Crítica e debates com argumentos!!!!
    Acredito nessa escola e por isso participo sem pontuação alguma!

    ResponderExcluir
  22. Numa boa vamos participar sim. Tem festinha, exposição, palestra e não tem o principal que toda semana tem na facul huahauaaeeuuaahuahuae

    ResponderExcluir
  23. Eu como aluno vou propor a prof salete e marcos marques que tirem da atividade da sala e vocês irão ver no que a agenda acadêmica se transformou, muita gente que nem é das turmas estão participando e sou um deles.

    Eu presenciei uma aluna que o pai tinha milha sobrando e ela disse, vou falar com meu pai para trazer um palestrante da empresa Junior...

    ResponderExcluir
  24. Bom, sinceramente eu concordo que a Agenda Acadêmica é importante, que ela cresceu, que faça parte de atividades complementares...
    ...mas daí a botar aluno pra conseguir dinheiro!?!? Sinceramente...
    ...eu falei que eu dava 300 reais se tivesse uma camisa com meu nome....
    ...Mó palanque eleitoral!!!
    FORA EVENTOS ELEITOREIROS!!!!

    ResponderExcluir
  25. Sou voluntário! Não estou ganhando ponto! E não estou buscando dinheiro! Estou buscando apoio para o evento da NOSSA universidade!

    ResponderExcluir
  26. Po brother. Já tem 800 pessoas inscritas no evento... digamos que a salete e o marcos marques tenham 300 alunos só supondo...

    de onde vieram os outros 500??

    Só para saber....

    ResponderExcluir
  27. Pra mim, toda essa conversa fiada aí acima é coisa de professor com inveja querendo fazer joguinho político sujo e não de aluno! Como um aluno pode querer boicotar e ser contra um evento cultural em sua universidade?
    Caro professor covardão, não subestime a inteligência dos alunos. Pare de politicalha de quinta categoria, isso é uma faculdade, por Deus!

    ResponderExcluir
  28. Muito Cuidado!!!

    O título já diz tudo:

    COMO FAZER UM ELEFANTE DESAPARECER

    É isso que está acontecendo... por causa de um evento em Sucupira estamos esqueendo o propósito dos Institutos, Cursos e Obras.

    É isso que os politiqueiros fazem e querem.

    Pensem bem nisso..

    Muito cuidado para não desviarmos os nossos própositos.

    ResponderExcluir
  29. Sou aluno da UFF e acho um absurdo o rumo que estas politicagens estão tomando, chegando ao ponto de afetar, criticar a semana acadêmica que é um evento em benefício dos alunos e da universidade, pois através dela os alunos tem esclarecimento de áreas e assuntos que não são aprendidos em sala de aula!!São assuntos além dos cálculos e das físicas!!Concordo que são matérias fundamentais em um curso de engenharia, mas não só elas contribuem para a formação de um bom engenheiro!!Eu conheço vários alunos na universidade e pelo que vejo mtos alunos estão sendo voluntários e participando dos minicursos, palestras oferecidos por vontade própria não por serem massa de manobra como um cometário citado acima!!Acho q as pessoas antes de criticarem tem que saber realmente do que estão falando!!E os anônimos que mais criticam a agenda e mais comentam sobre política e evento eleitoreiro são os verdadeiros políticos que estao pensando em seu próprio benefício e estão esquecendo que o nome da nossa universidade esta envolvido nisso!!!

    ResponderExcluir
  30. Vamos analisar os fatos que ocorreram ou estão ocorrendo!!Primeiro a agenda acadêmica é uma atividade que se realiza todos os anos!!Este encontro de engenaria esta sendo organizado desde o início do ano , antes de saber que haveria troca de direitor!!Ressaltar este encontro ja esta sendo organizado bem antesss desta troca!!Segundo,tudo bem os alunos podem estar ganhando ponto em disciplina para obter mas só a pontuação dada não é suficiente para que o aluno passe na disciplina,se ele não estudar ele não passará!A disciplina ministrada pelo professor Marcos Marques que beneficia a semana acadêmica é administração, esta participação do aluno não pode ser um método na prática de utilizar ferramentas de organização, administração fugindo um pouco da teoria e ser uma aula prática????Outros professores além da Salete participam da organização do evento e todos eles estão fazendo política??Anteriormente qdo o Alexandre Silva era diretor do pólo e as obras já estavam atrasadas ninguém se manisfestava em relação ao atraso das obras, ninguém dava ênfase a este assunto, ninguém criticava a semana acadêmica!!Acho q existem outros problemas na universidade que deveriam ter mais atenção!!Por exemplo quando houve no períod passado reprovação em massa de todos os alunos que foram pra VS de processamento de materiais, se eu não me engano em média uns 50 alunos, fora que os professores que ministravam a matéria davam uma aula em um auditório com mais de 100 alunos e nem um microfone usavam!!Algum professor, coordenador, diretor se manisfestou com esse problema??É normal???Outro exemplo a reprovação nas disciplinas de física, principalmente em física 1, esse período tem 4 turmas lotadas, o problema é o aluno ou as vezes os professores que dão uma coisa na sala de aula e chega na hora da prova cobra algo bem além do dado em aula e nos livros???algum diretor, professor, coordenador procurou ver isso??Analisar este problema???Pq também não é normal esse tipo de reprovação!!Outro exemplo nosso titio Olivér na sala de aula em vez de dar o conteúdo da matéria ficava contando sobre suas experiências de vida e fazendo terror!!Chegava na hora da prova dava uma prova impossível bem fora do conteúdo que ele deu na sala!!ameaçando os alunos falando que ninguém ia conseguir fazer a prova!!Que didática é essa??Se não fosse os alunos protestarem não teria sido tomada nenhuma medida!!Ia ter uma saturação de alunos em equações devido ao índice de reprovação!!Algum professor, diretor,coordenador protestou sobre isso????Os assuntos que realmente são importantes na instituição que diz respeito ao aprendizado do aluno, a didática utilizada na sala de aula nenhum diretor... quer saber e nem protesta!!Outro assunto tb que é um absurdo e ocorre em nossa universidade a rixa entre coordenações: qdo abre vaga para uma disciplina que uma coordenação de curso abriu,tem caso que a turma tem até vaga sobrando mas o aluno de outro curso não pode fazer pq não abriu vaga para o seu curso!!Porque isso???Se tem vaga na turma e tem aluno querendo estudar, porque ele não pode fazer a disciplina!!Por causa de rixa de coordenação!!que no final nós alunos somos prejudicados???!!!Cadê a preocupação com o nosso ensino, aprendizado, formação??Em relação a esses tipos de problema ninguém vê ou finge que não vê!!Aí agora antes a obra não era problema que envolvia os alunos, agora a gente tem q cobrar tem que protestar obras já, eleições já!!!Vamos cobrar laboratório!!Mas tem assuntos pendentes que tem que ser resolvidos que ninguém da importância!!A qualidade de ensino não esta restrita apenas a laboratórios já, obras já, eleições já!! Mas a didática dos professores já!!aprovação já!!

    ResponderExcluir
  31. Aluno deve pedir é mais cultura, mais conhecimento, mais eventos culturais! Pedir boicote a evento cultural!!!
    Fiquem atentos! Poder na universidade não nos interessa. Alunos não recebem salário da universidade, recebem (e fazem receber) conhecimento e cultura! O que nos interessa é o curso que a gente faz e como vamos aproveitar esses cinco anos que passamos aqui. Vamos abrir o olho! Vamos discutir projetos, novidades científicas, teatro, livros e até mesmo política, já que o homem é um animal político. Mas cuidado com as paixões, elas são nosso ponto fraco. É por onde nos pegam e nos manipulam! Nós não temos compromisso com projeto político de ninguem. Temos compromisso com o nosso crescimento e o nosso futuro.
    Tive um professor que disse certa vez: quem faz a minha faculdade sou eu, independente se estou no MIT ou em uma cabana com livros. A qualidade vem do nosso coração, da nossa própria luz!

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir