quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Sejam Bemvindos Membros da Comunidade da UFF em Volta Redonda

Este espaço virtual e democrático será destinado a apresentação do pensamento acadêmico de educadores, alunos e funcionários da UFF em Volta Redonda.

Aqui serão discutidos periodicamente temas ligados à Educação, Pesquisa, Extensão, Inovação e a Formação de Recursos Humanos nas áreas de tecnologia e humanidades associadas às demandas da Região Sul-fluminense.

O Grupo Moderador deste espaço será constituído inicialmente dos seguintes docentes:

- José Adilson de Castro;
- Fabrício Lins;
- Luiz Carlos Rolim Lopes
- José Flávio Feiteira;
- Renata Faísca;
- Alberto Paiva;

Convidamos, pois, os membros de toda a comunidade acadêmica e também os representantes da sociedade a iniciar suas postagens.

Saudações Universitárias

8 comentários:

  1. Saudações Acadêmicas para vocês também.

    Parabéns pela iniciativa de um blog para discussões que realmente valham a pena.
    Espero que assim seja =)

    Estamos na luta! Mas que a luta seja pelo maior objetivo da academia: o conhecimento.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Estimados amigos de Volta Redonda,
    Que alegria ver espaços democráticos surgindo dentro da nossa universidade! A universidade é a casa do conhecimento e portanto da crítica, da tolerância e do respeito à diferença. Este é o ambiente onde pode se desenvolver conhecimento relevante e transformador. Estudiosos das organizações que trabalham na perspectiva da chamada "gestão do conhecimento" têm afirmado que duas características centrais marcam as organizações aptas a sobreviverem e operarem eficazmente na sociedade do conhecimento: as que convivem de forma proativa com a mudança e as que trabalham de forma adequada as contradições e os paradoxos, não eliminando um dos lados da contradição mas favorecendo a superação dialética das teses e antíteses em novas sínteses.
    A iniciativa de vocês tem portanto a direção do que há de mais avançado na perspectiva das organizações.
    Parabéns a todos! Sinto-me orgulhoso de ser da mesma universidade que vocês!

    Prof. Emmanuel Paiva de Andrade
    Vice-Reitor

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Caros Mestres,

    Realmente precisávamos de um espaço democrático para que pudéssemos fazer nossas críticas, darmos nossas sugestões.

    Tenho certeza que este blog ajudará no desenvolvimento do nosso Pólo.

    Parabéns pela iniciativa! Tenho orgulho de ter educadores como vocês!

    Grande Abraço!

    Jean Pinheiro

    ResponderExcluir
  5. Desabafo de um servidor,

    Um dia, entrei e confiei no Serviço Público Federal que me dava a oportunidade e ingressar como servidor nesta Universidade. Quanto orgulho!
    Pensamos que trabalhando em uma grande Universidade Federal, poríamos encontrar pessoas inteligentes, educadas e principalmente preparadas para exercer suas funções.
    Em vários momentos encontrei pessoas deste gabarito. Pessoas sérias, corretas, professores de fato. Professores que fora da sala de aula jamais deixam de ser PROFESSORES. Quanta coisa boa aprendi.
    Mas hoje, precisamos conviver em uma Universidade onde a democracia não existe, o princípio de transparência, não é respeitado.
    Servidores são constantemente ameaçados e coagidos. Alguns até expostos ao ridículo, e ninguém faz nada por nós. Onde está o nosso Magnífico Reitor, que um dia foi eleito pela comunidade e deveria zelar por ela? O que o levou a nos colocar diante de um "pelego"?
    Hoje duas perguntas eu gostaria de fazer. Quem somos nós hoje dentro desta Universidade e que importância temos?
    A você W.... por favor, pare com este desrespeito, entenda alguns princípios básicos da administração pública (moralidade, transparência, impessoalidade)e quem sabe um dia você estará pronto pra dirigir uma equipe séria dentro desta Univeridade. Porém, enquanto vocês continua apadrinhado pelo Magnífico Reitor tenha cuidado com seus atos.
    E, já que nem o Reitor nos ajuda neste momento, peço a Deus que nos dê serenidade pra continuar.

    ResponderExcluir
  6. Alguém saber me dizer quanto é que ganha alguém para assumir o cargo de Diretor? Por que a briga tá feia e parece que tem gente que não quer largar a "carne" e só ficar com o osso, né? Existe gratificação para isso?

    ResponderExcluir
  7. Será mesmo que tudo se resume a dinheiro? Será mesmo que não podem existir pessoas preocupadas com outras questões? E nem vou falar em "bem coletivo", "conhecimento científico", mas coisas mais pessoais,tais como:

    1- se alunos dependem de laboratório para estudarem, professores que realizam pesquisas também precisam destes para trabalharem.

    2- se os novos cursos precisam de lugar para serem alocados, os professores da casa também precisam de salas confortáveis, equipamentos decentes, internet que funcione, espaço coberto do abrigo da chuva para trabalharem melhor.

    3- Se alguns querem que as obras da EEIMVR terminem por conta do barulho, outros precisam que elas terminem para que possam trabalhar, desenvolver suas pesquisas, ter espaço para alocarem seus equipamentos caros que conseguem via projetos aprovados por entidades de fomento. Imagina um equipamento de 500 mil largado numa caixa por conta de uma obra que não termina???

    etc.....

    Descobrir quanto um diretor ganha é fácil, é de domínio público. Basta perder um tempinho no google buscando isso. Veja a publicação da sua nomeação (boletim de serviço da uff), o número da CD que ele tem direito, e depois vá no google e pesquise o valor dessa CD (cargo de direção) nas Instituições Federais de Ensino.

    Mas descobrir que as pessoas têm interesses, mesmo que pessoais, além do dinheiro, também é fácil. Acessem a plataforma lattes (www.cnpq.br) e veja os currículos daqueles que estão preocupados com as obras,de todos os seus professores. Este documento é um bom termômetro para perceber quem pensa em trabalho e quem pensa em dinheiro.

    Não é ingenuidade burra, não...é simplesmente distinguir o joio do trigo e saber que mesmo os interesses pessoais podem ser diferentes e não estar pautados apenas em cifras.

    Ah sim..tem outra informação...pelo que andei sabendo pelos corredores, o cargo que o reitor ofereceu ao ex-diretor do PUVR e ele acabou de recusar tinha um CD maior que o de diretor.

    ResponderExcluir
  8. Preocupação com a gratificação de diretor a essa altura do campeonato, parece um pouco de hipocrisia, ou quem sabe interesse pessoal.
    Muitas vezes, a preocupação se mostra quando estão de olho apenas no dinheiro realmente.
    Pena ter de ver isso neste momento.
    Melhor se tocar das reais convicções.

    Marcilene
    PUVR

    ResponderExcluir