terça-feira, 22 de setembro de 2009

PREOCUPAÇÕES COM O PÓLO

Prezados colegas da UFF em Volta Redonda. Aproveitamos o espaço do “PENSAMENTO ACADÊMICO UFF-VR” para nos fazer ouvir por aqueles que se mostram preocupados, como nós, com os rumos de nosso Pólo e suas Unidades. Após 29 meses arcando com a grande responsabilidade de dar rumos ao Pólo Universitário de Volta Redonda, achamos, às vezes, que poderíamos nos sentir um tanto quanto aliviados e tranqüilos, já que, com a ajuda dos muitos que nos apoiaram, a nova Direção do PUVR encontrou um planejamento definido e um projeto em andamento. Esse projeto não é perfeito, ninguém disse que era, mas, uma vez concluído, resolverá problemas já crônicos de infra-estrutura, inclusive laboratorial, e que poderá diminuir várias áreas de atrito e tensões para todos ( seria, desta forma, um projeto “pacificador”?). Então por que não conseguimos nos sentir tranqüilos? É o que tentaremos explicar e dividir com todos vocês.

Uma mudança na Gestão pública não precisa significar uma súbita mudança da Política da gestão. È sempre conveniente não interromper os processos e projetos em andamento, a não ser que haja de pronto substitutivos melhores ou equivalentes aos projetos anteriores. De qualquer modo, espera-se que os novos responsáveis interem-se o mais rapidamente possível sobre o sistema a ser administrado, de modo a dar andamento ao que é urgente, pelo menos. Com esse intuito já apresentamos e entregamos à nova Direção do PUVR documentos referentes à nossa “Prestação de Contas”. As informações mais relevantes dessa documentação, quais sejam, as dimensões do projeto em andamento e demais problemas cuja solução encontravam-se em andamento, já haviam sido apresentadas em meados de julho de forma áudio-visual no Gabinete da Reitoria, com a presença do então futuro Diretor do PUVR, da PROAC e assessores da Reitoria. Já nos colocamos também à disposição da nova Diretoria para a transferência de todas as informações necessárias para o que comumente se chama de continuidade administrativa.

Mas é exatamente este o ponto. Na última quinta-feira (17), em reunião ordinária do Conselho do PUVR, fomos apresentados a uma nova política para a Gestão do PUVR. A Política de realização e estruturação deu lugar a uma política de “pacificação” para ”realização de eleições simultâneas em todos os pólos”. Com relação a esses aspectos meramente políticos, voltaremos a escrever em breve. Mas o que agora nos aflige são outras questões.

Por ter exercido até recentemente a gestão do PUVR, temos ciência e consciência dos atos e providências administrativas que deveriam estar sendo ou ter sido tomados nesse momento. É importante que todos saibam a que me refiro, pois é lugar comum na Administração Pública brasileira, imputar ao antecessor, problemas causados por uma transição administrativa mal planejada e executada.

Identificamos vários pontos como a razão de nossas preocupações. Aqui estão os mais prementes. Todos dizem respeito a ações administrativas previamente planejadas e que deveriam agora estar em andamento para que os projetos do PUVR não fracassem ou sofram grandes dificuldades por falta de recursos perdidos pela falta de providências. Para maior divulgação e consciência de todos, enumero aqui essas medidas:

1) Definição das bancas, definição de datas e demais procedimentos para realização de concursos públicos para as vagas docentes já liberadas e já encaminhados à COPEMAG/UFF. Os cursos de Matemática, Física e Química ( Licenciatura e Bacharelado) foram aprovados no CEP e no CUV e já têm vagas oferecidas no Vestibular UFF 2010. Sem docentes ou sem infra-estrutura, os cursos não poderão ser de fato oferecidos, causando ENORMES problemas para a UFF. Ao invés de agilizar os concursos, a nova Direção do PUVR recolheu de volta de Niterói e “engavetou” o processo que fora encaminhado por nossa Gestão para a criação do Instituto de Ciências Exatas - ICEx, Instituto aprovado pelo Conselho do PUVR, em cujos Departamentos deveriam ser alojados os novos cursos. É importante que todos saibam que, na forma encaminhada, o ICEx não interferia ou afetava nenhum curso ou outra Unidade do PUVR.

2) Preparo e encaminhamento de processos administrativos para realização de cerca de 7 licitações (concorrências públicas) para execução de mais de R$3.500.000,00 (três milhões e quinhentos mil reais) em recursos do PUVR e a serem liberados pelo do MEC para conclusão do Campus Aterrado. Essas licitações referem-se a equipamentos, serviços e mobiliário para o novo Campus. Uma vez iniciadas, elas têm, fora o tempo necessário para prepará-las, um prazo mínimo de 30 a 45 dias para serem concluídas, o que deve acontecer, também obrigatoriamente, antes do prazo final para realização de empenhos no serviço público. Isto acontece, tipicamente, entre o final de novembro e início de dezembro. Não são licitações simples e sua preparação deveria ter sido iniciada em agosto, quando foi trocada a Direção do PUVR.

3) Termo aditivo para reforma e re-estruturação do térreo e primeiro pavimento do Prédio Edil Patury Monteiro, área que deverá abrigar os laboratórios dos cursos de Engenharia da EEIMVR. Os projetos arquitetônicos (vejam no mural do corredor, ao lado da sala C.21) já estão prontos. É necessária a elaboração da Planilha de Custos para a preparação de re-ratificação ( termo aditivo) contratual, com a empresa construtora. Notem que uma nova licitação com base no projeto atualmente disponível esbarra em aspectos legais, que poderemos explicar com mais detalhe (caso alguém queira saber).

Pessoal, desculpe-nos o longo texto. Mas espero que os que leram até o final, não percam o sono ...

Saudações acadêmicas

Alexandre José da Silva (ajs)

Prof. Associado II da EEIMVR

Ex-Diretor do PUVR

21 comentários:

  1. Prezados...

    entrem no orkut, na comunidade UFF Volta Redonda (http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=72322&tid=5384260183077627566&start=1) e vejam os novos comentários no tópico MANIPULAÇÃO.

    Alunos principalmente, já que os moderadores retiram mensagens e tópicos e agora acreditam que a meninada que participou da manifestação de hoje foi cooptada por um grupo que está a exigir eleições. Ou seja, alunos que estavam lá foram manipulados sem nem ao menos ter direito de refletir.
    Acho que estão chamando vocês de incapazes e sem poder de opiniões próprias.

    Ainda se agarram à idéia de que há dois anos não foram pedidas eleições e "por que agora?" Será porque o estado ditatorial e intervencionista se instalou no PUVR e a vaca tá caminhando a passos largos pro brejo???

    Será que vocês, com tudo isso, não têm condições de participar conscientemente de uma manifestação, precisam ser "manipulados"?

    Conversem entre si e fiquem de olho em quem os representa, gente (olha...nem sei se os moderadores da comunidade do orkut são do DA, viu???). Provem que não são facinhos facinhos de serem manipulados...diferentemente de alguns.

    Saudações aos que têm coragem...e ainda se indignam.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal,
    vou aproveitar o espaço para comentar alguns aspectos da Reunião de ontem, terça-feira, no auditório cheio da EEIMVR, com mais de 250 estudantes, funcionários e docentes. Primeiramente, estão de parabéns os alunos que, mais que muitos docentes, conseguinram manter-se no foco de um debate que eles mesmos provocaram, organizaram e comandaram. Pelo menos para mim, foram nítidos os seguintes enfoques: 1) recriminações de docentes, saindo em defesa do processo de intervenção. Curioso, para quem queria eleição já há tanto tempo... pergunta por que agora sim? 2)A obra é a culpada pela falta de Laboratórios. Bem, talvez não devêssemos ter feita obra nenhuma... Tudo estava ótimo do jeito que estava! Sem Laboratórios para todos os cursos, sem gabinetes para 80% dos docentes. 3) A intervenção se justifica pelo andamento lento das obras até então. O atual Diretor, segundo suas palavras, foi escolhido pela Reitoria para "terminar as obras", mas subitamente, mal ele assume, as obras não estão mais lentas. Alguém pode me explicar a lógica?
    Objetivos mesmo, foram os discentes, que foram sempre claros e objetivos em suas intervenções e deram aula de civilidade e isenção.

    ResponderExcluir
  3. Estou orgulhoso dos alunos, professores e funcionarios do PUVR pela manifestação e pelo debate ontem. Só não entendi o completo silencio da direção da EEIMVR, ao contrario dando boas vindas ao interventor. Acho que muitos gostariamos de uma posição oficial da EEIMVR. Afinal de contas a direção apoia esta intervenção ? Participou desta ? acho também que não é segredo de ninguem que o interventor é amigo pessoal do Prof. Sodre e que este despacha frequentemente no gabinete do diretor da EEIMVR.

    Saudações Universitárias

    ResponderExcluir
  4. Não deixem de conferir a tal comunidade do orkut que citei no post anterior.

    A discussão (bate boca) entre alunos e professores está bombando.

    E as obras, estão devagar quase parando ou os alunos dos novos cursos terão salas e não tendas para estudar ano que vem?

    A meninada quer saber! Respondam direito, com documentos e afins, para eles.

    Claro que os alunos também podem atravessar o viaduto e dar um pulinho lá...verificar in loco...fazer uma pesquisa participante.

    Saudações

    ResponderExcluir
  5. Aproveitando o espaço queria parabenizar alunos, professores e funcionários pelo ato de repúdio a intervenção e não democratização da direção do Pólo Universitário de Volta Redonda. Devemos sempre lutar por aquilo que acreditamos e não pelo comodismo de posições ou cargos políticos, mas por um projeto maior e institucional.

    ResponderExcluir
  6. Professora Salete, notei que a senhora é colaboradora desse blog. Queria ver a sua opinião com a sia posição política colocada nesse fórum. Como aluno gostaria de ter mais informações e menos groselha.

    Valeu

    Aluno Anônimo

    ResponderExcluir
  7. É vergonhoso o que ocorre no site da comunidade do ORKUT:
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=72322

    Simplesmente estão apagando as mensagens descaradamente, achando que nós alunos da UFF de Volta Redonda somos idiotas ou “massa de manobra” como a Professora Salete disse em público no dia de nossa Manifestação.

    Professora, a senhora está bem grandinha, para ficar de bate boca cheio de agressividade com aluno, falando mal de outros professores e do Reitor. Coloque neste blog o que comentou sobre isso na comunidade do ORKUT.

    É melhor a senhora dar as caras neste Blog e dar um Ctrl C e Ctrl V nas mensagens que apagou da comunidade acima. Ou teremos que montar outra comunidade no ORKUT, sem moderadores ou “donos” fajutas????

    Apagar mensagens é democracia? Isso não seria a “sua massa de manobra”?????

    Professora! Queremos salas de aulas decentes, queremos aulas em laboratório, queremos local para se abrigar quando chove, queremos salas abertas para poder estudar, já que nossa biblioteca é muito pequena.

    Nós somos apartidários e repudiamos esta política que tenta nos enganar.

    Sua função na UFF é dar aula, coisa que não faz há muito tempo, que pena.

    Não queremos políticos disfarçados de professores. Se você quer se candidatar a vereadora, deputada ou prefeita vá procurar apoio em seu partido e não falando mal de professores e nos ofendendo chamando de “massa de manobra” ou “seres manipulados”.

    Não precisamos ir à sua sala para saber quem está por trás disso, pois bem, fale aqui para ficar registrado o que pensa. Tenho certeza que aqui ninguém apagará. Coloque neste blog o que comentou sobre isso na comunidade do ORKUT.

    Se tens documentos, nós sabemos onde encontrar, mas o que importa é agora e não o que se passou em 2007 ou antes disso. Pode ter certeza que os tempos são outros e hoje queremos transparência nos atos. Lavar roupa suja em público, com situações passadas, não vai resolver os problemas do nosso Pólo. Além disso, preste mais atenção em suas contradições, pois como podes ser contra a criação dos Pólos, se esta idéia partiu do partido político que a senhora apóia???? Coloque neste blog o que comentou sobre isso na comunidade do ORKUT.

    ESTOU ORGULHOSO DE TER PARTICIPADO DA PRIMEIRA GRANDE MANIFESTAÇÃO E ATO DEMOCRÁTICO QUE OCORREU NO PUVR.

    SOMOS MASSA SIM, MAS MASSA PENSANTE E COM SENSO CRÍTICO. ACIMA DE TUDO, ENTENDEMOS OS DESAFIOS DE NOSSA UNIVERSIDADE. LEMBRE SEMPRE DISSO, NÃO TEMOS ASPIRAÇÕES PESSOAIS DE CHEGAR EM BRASÍLIA, APENAS QUEREMOS ESTUDAR PARA TRABALHAR COMO ENGENHEIROS E ADMINISTRADORES.

    ResponderExcluir
  8. APAGARAM O TÓPICO "MANIPULAÇÃO" DA COMUNIDADE DO ORKUT "UFF VOLTA REDONDA".

    Galera, tá na hora de criar uma comunidade nova, sem moderadores que manipulam a liberdade de expressão alheia, de nós alunos. Comunidade que a professora Salete é "dona". Professora esta que se diz PT de carteirinha, que chama alunos de "manipulados, massa de manobra", fazendo ou deixando que façam uma manipulação gritante na dita comunidade.
    Coisa feia tia Salete!!!!!!

    Vem aqui se expor!
    Vergonhoso isso. Tava tão interessante....tão bacana a discução do tópico "manipulação". A senhora batendo boca com aluno, com um pensamento tão pequeno, tão sem reflexão. Repetindo as mesmas palavras e ideologias da direção atual do PUVR e da EEIMVR... só que de uma forma mais cômica, dando tiro no próprio pé.

    Feio...feio...feio

    Agora nem é só muita groselha e pouco conteúdo. É muita manipulação descarada.

    ResponderExcluir
  9. desculpa gente, foi a empolgação do momento..."DISCUSSÃO" e não discução....uiiii

    ResponderExcluir
  10. Tia Salete se não der as caras aqui no Blog para explicar por que apagou as mensagens dos Fóruns da Comu no orkut: Obras Paradas 2?! e MANIPULAÇÃO
    Fica muito Feio... Não disse que vai marcar no Auditório para falar?!?!

    Mais uma vez:
    "QUEREMOS SALAS DE AULAS DECENTES, QUEREMOS AULAS EM LABORATÓRIO, QUEREMOS LOCAL PARA SE ABRIGAR QUANDO CHOVE, QUEREMOS SALAS ABERTAS PARA PODER ESTUDAR"

    E VAMOS COBRAR!!!!

    Aluno Anônimo

    ResponderExcluir
  11. Titia Salete!
    Estamos esperando a senhora!
    Ao invés de ficar falando na sala de aula que faz mesmo política, que às vezes confiamos nas pessoas erradas e acabamos sendo massa de manobra sem perceber, venha cá! Discuta com argumentos sérios e consistentes!!
    Estamos esperando a senhora!!!
    Pode ter certeza, aqui ninguém apagará seu comentário nem bloqueará a senhora!
    ESTAMOS ESPERANDO, SALETE!

    Aluno Anônimo

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Vivemos a "Era dos Silva"...e pela cronologia dos fatos: do primeiro nos envergonhamos pela política de gabinete, o segundo nos traz orgulho pelo comprometimento com as questões acadêmicas e o último repudiamos como a um intruso que entra numa casa sem ser convidado!!!!

    ResponderExcluir
  14. Prezados leitores e demais participantes desse blog,

    Gostariamos de ressaltar que esse espaço é democrático e que ao recebermos um texto encaminhado ao e-mail pensamentouffvr@gmail.com teremos o maior prazer em publicar a contribuição. Todos os colaboradores que aparecem listados no blog já podem postar imediatamente os seus textos. Vale lembrar que aqui não APAGAMOS nenhum texto ou comentário que expresse uma opinião.

    Agradecemos pelo sucesso do blog,

    Pensamento Acadêmico UFF - Volta Redonda.

    ResponderExcluir
  15. Leitores do Blog:

    Segue o que encontrei na página orkut da comunidade UFF em Volta Redonda. Atenção aos detalhes da regra. Parece piada a frase!!!

    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++
    "Qualquer mensagem que contenha ofensas, insultos ou similares, serão apagadas."
    +++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    Será que as mensagens com comentários verdadeiros são ofensas? Ou são insultos? Ou são similares?

    COMENTAR A VERDADE DOS FATOS É OFENSA?!?!

    Titia Salete, estamos há 4 dias esperando os seus comentários de colaboradora do Blog...

    ++++++++++++TEXTO DO ORKUT+++++++++++++++++++++

    UFF - Volta RedondaInício > Comunidades > Alunos e Escolas > UFF - Volta Redonda

    descrição:
    Comunidade destinada aos alunos, ex-alunos, funcionários e professores da Universidade Federal Fluminense no campus de Volta Redonda.

    Regras da Comunidade

    Alguns integrantes da comunidade nos informaram que tomam como verdade o que se escreve aqui na comunidade.

    O proprietário e os moderadores da comunidade não se responsabilizam pelos comentários postados pelos membros.

    O proprietário e os moderadores serão responsáveis pela criação dos tópicos, já que muitos membros tomam como verdade o que se escreve aqui, apesar deste não ser o objetivo inicial da comunidade.

    Qualquer membro que desejar criar tópicos, reporte a um dos moderadores que os mesmos o farão e indicarão o autor do tópico e sua responsabilidade pelo texto isentando o proprietário e moderadores.

    Qualquer mensagem que contenha ofensas, insultos ou similares, serão apagadas.

    Fakes não serão aceitos na comunidade e suas mensagens de serão apagas.

    Amplexos
    idioma:
    Português (Brasil)
    categoria:
    Alunos e Escolas
    dono:
    Salete Souza de Oliveira I
    moderadores:
    Bruno, RICARDO, LuisGrotz, ***TiagoSPFC***, Chrisss, Lidia, Evandro, Filipe, Pedro Henrique
    tipo:
    moderada
    privacidade do conteúdo:
    aberta para não-membros
    local:
    Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil
    criado em:
    26 de maio de 2004
    membros:
    1.605

    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

    ResponderExcluir
  16. O que me intriga, definitivamente, não é a frase "Qualquer mensagem que contenha ofensas, insultos ou similares, serão apagadas."
    Porque, sinceramente, isso já vem acontecendo descaradamente antes de modificarem o texto inicial da comunidade.

    Mas sim a explicação do motivo de serem apagadas: "Alguns integrantes da comunidade nos informaram que tomam como verdade o que se escreve aqui na comunidade."

    É muita pretensão achar que algumas pessoas entram nessa comunidade e são tão ingenuas (burras???) de acreditar em qualquer coisa ou tudo que lêem.
    Acompanhei a discussão no tópico que foi extirpado pelos moderadores, onde a Tia Salete dizia "eu não acredito nem no que é dito pelo William Bonner do Jornal Nacional"....gente....ela precisa escrever isso pra dizer que tem opinião própria?????

    Será mesmo que ela acredita que o que uma das alunas quis dizer ao postar que "pensei que o que estivesse aqui fossem verdades" era que ela não pensa e acredita em qualquer coisa que está ali escrita???

    Larguem essa comunidade de lado...não vale a pena essa groselhada toda!

    Agora vai passar a ser ofensa ou não o que alguns eleitos pela Tia Salete achar que é.
    Quem diz agora o que é certo ou que é errado para a comunidade UFF Volta Redonda são os pretensos donos dos bons modos, da verdade e das opiniões válidas!!!

    Que assim seja! Todo mundo tem direito de criar a comunidade que quiser e fazer dela o que bem entender...mas ao menos poderiam ter o bom senso de mudarem o nome da comunidade para, sei lá, Seguidores da Professora Saletes (sei lá, eu!!!).

    Mas...como bom senso é igual a **, cada um tem o seu...

    E postar aqui, onde cada um diz o que quer e ainda não apagaram nada e, mais ainda, onde ela tem o nome na lista dos colaboradores, nada né???

    Vergonhoso...

    Bom pra sabermos com que tipo de gente estamos lidando.

    Abs

    ResponderExcluir
  17. ATENÇÃO BLOGUEIROS!

    LEIAM A FÁBULA E TIREM SUAS CONCLUSÕES:

    LOBO EM PELE DE CARNEIRO
    Esopo

    Era uma vez... Não! Foram muitas vezes?! Sim! Incontáveis! Todos estão cansados de ouvir isso! Mas o final terá que ser esse mesmo! A Raposa contou ao Lobo que um Burro andou fazendo-se de grande caçador quando vestiu a pele do Leão. Lembram da fábula?

    Pois é, que desafio! O Burro? Logo o Burro? O mais tolo dos animais fez. Eu posso melhor!
    Nessa noite sem ter comido nada, desde a beira da mata o Lobo viu o dono das ovelhas acabando de cortar em pedaços diversos carneiros suculentos e apetitosos. Dava água na boca. Antes de apagar a candeia o pastor esticou as peles com toda a lã para que secassem e se recolheu. Ah! Como foi custoso! Arrastou uma das peles para seu covil. Ajustou de um lado. Depois acertou do outro. Meteu a cabeça por dentro do ponto certo e esticou até sumir seu focinho e ficar com os olhos nos furos. Achou a posição para as patas. Pronto!

    E, quando foi amanhecendo, preparou-se. Caminhou imitando o passo das ovelhas que saiam para pastar e se meteu no meio delas, fingindo estar pastando, sempre de olho nos cães que vigiavam de longe. Assim que se viu sem nenhum cão por perto... VUPT! Saltou sobre um cordeirinho, abateu-o e saiu sem alarde para o mato.

    Dia após dia foi dando seu golpe sem ser notado, muito bem escondido em sua pele de carneiro. O pastor começou a ficar preocupado pela falta de cordeirinhos que desapareciam quase todos os dias. Por fim, resolveu aumentar a guarda de seus cães de pastoreio, após ver uma carcaça de carneirinho abandonada na mata.

    Os cães pastores acabaram sentindo o cheiro do lobo sob a pele da ovelha e sobre essa falsa ovelha se atiraram. O pastor, espantado, viu aquela ovelha mostrar as garras para defender-se. Correu em auxílio a seus cães e abateu o astucioso Lobo a bordoadas, acabando com a ousadia!

    Conclui Esopo: – Lobo que veste a pele da ovelha acabará sendo descoberto porque seus atos de lobo vão denunciá-lo. Assim agem os ladrões astuciosos que escondem as intenções para seus roubos com boas aparências. Estejamos sempre atentos a eles!

    ResponderExcluir
  18. Eh, boa lembrança companheiro(a) anônino(a)!!! Devemos ficar espertos com almofadinhas de paletó e gravata e as titias coloridas de plantão, rsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  19. O amigo acima esqueceu também do simpático só aparece pra dar uma aula na segunda-feira e quando desce ao pátio dá tapinha nas costas de todo mundo!!!

    ResponderExcluir
  20. SALETE, CADÊ VOCÊ??
    eU VIM AQUI SÓ PRA TE VEER!!!

    ResponderExcluir
  21. ONDE ESTÃO AS RAZÕES?

    Estamos mais uma vez entregues aos devaneios do nosso "Magnífico" Reitor.
    Hoje "a bola da vez" foi o Prof. Fabrício, que provavelmente por não ter deixado os alunos sem resposta durante o manifesto, por não ter se escondido, quando o Diretor do Pólo foi solicitado pelos alunos, na absurda "ausência" do Sr. Wainer.
    É hora, mais do que nunca de nos unirmos e não deixarmos o "barco afundar".
    Volta Redonda existe, é consciente e forte o bastante pra sobreviver a muitas crises.
    Nada contra o atual vice-diretor do PUVR, mas todos sabemos que hoje estamos vivendo um momento de ditadura. E isso, em pleno século XXI. Quanta vergonha!!!!
    Caros colegas, professores e funcionários, muito está sendo feito pra desmoronar a nossa Universidade. Mas quem faz por nós? quem faz pelas obras, pelo ICEX, pelos professores e funcionários que visivelmente trabalham assustados, e até temerosos. Gostaria de colocar aqui o meu manifesto particular contra essa ditadura desmedida, e dizer aos nossos mestres e funcionários que a "massa de manobra" está junto da razão. Buscando o respeito e a honra.
    Ao professor Fabrício nosso muito obrigado pelas respostas e pela coragem de lutar por uma Universidade limpa e honesta.

    ResponderExcluir