sexta-feira, 16 de abril de 2010

Reitor da UFF afirma que não tinha estudos específicos sobre o Morro do Bumba


Túlio Brandão - O Globo




RIO - O reitor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Roberto Salles, disse em entrevista coletiva nesta quarta-feira (14 de abril), junto com o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, que nenhum dos estudos elaborados pela UFF tratava "especificamente" do Morro do Bumba, onde deslizamento de terra na semana passada provocou mais de 40 mortes. O prefeito anunciou também a criação de um instituto de geotecnia de Niterói, que será chamado de Geonit.



Jorge Roberto Silveira e Roberto Salles, na entrevista coletiva desta quarta-feira, na UFF. Fonte: http://www.noticias.uff.br/noticias/2010/04/coletiva-reitor-prefeito.php







- O professor Adalberto, um dos maiores especialistas do país em aterro sanitário e em geologia, citou em um de seus estudos um ponto do Morro do Bumba, mas ele não tinha o conhecimento de que ali havia um aterro. Ele assinalou o morro pela sua inclinação, não pelo aterro - exemplificou o reitor.






Salles comentou ainda um estudo encomendado à universidade pela prefeitura Niterói:
- Trata-se de um trabalho do professor Elson. O estudo foi feito, mas, na ocasião, os técnicos da prefeitura solicitaram alguns ajustes, e o trabalho voltou para revisão.
O professor do Departamento de Engenharia Civil da UFF e coordenador da pesquisa Elson Antônio Nascimento confirma que não tem conhecimento de estudo especifico sobre o Morro do Bumba, mas cita um relatório de vistoria na comunidade feito em conjunto com a professora Regina Bienenstein, coordenadora do Núcleo de Estudos e Projetos Habitacionais e Urbanos (Nephu) da universidade.
- Inspecionamos o Morro do Bumba em 2004 e detectamos a presença de gás metano. A professora Regina chegou a elaborar proposta de remoção das pessoas que viviam sobre o lixão e levou à prefeitura -conta Elson.
Nesta quarta-feira, a professora Regina também confirmou as declarações do reitor e minimizou a inspeção feita em 2004 no Bumba, após um deslizamento.
- Foi só uma vistoria que gerou uma proposta de projeto apresentado à prefeitura. Eu sequer elaborei um relatório.
Na semana passada, ementrevista à BBC Brasil , a professora afirmou que "a situação de risco estava clara. Parte dos 400 moradores estavam em cima do antigo lixão. As autoridades sabiam".
De acordo com a entrevista à BBC, havia um projeto que recomendava uma série de medidas, entre elas o remanejamento das famílias que ocupavam o lixão para uma área adjacente que não corria risco de deslizamentos.
"Era possível acomodá-las dentro do próprio assentamento (...) Não houve resposta ao meu projeto. Houve a eleição, o comando dos órgãos mudou e isso ficou esquecido", informou à BBC.

_________________________________________________________________________________
COMENTÁRIOS DOS LEITORES DO O GLOBO



  1. escândalo 
    15/04/2010 - 09h 02m
    QUANDO SE VÊ POLÍTICO MENTIROSO/COVARDE, FAZ PARTE( INFELIZMENTE) DE NOSSA CULTURA (ATÉ QUANDO?);AGORA PROFESSOR(ES) É PARA SENTAR NO MEIO FIO E CHORAR LÁGRIMAS DE ESGUINCHO( COMO DIRIA O IMORTAL N.RODRIGUES).VOCES PROFESSORES VÃO DEIXAR UMA MANCHA ( MENTIRA)QUE CARREGARÃO PARA O RESTO DE SUAS VIDAS, JUNTO COM SEUS FILHOS, NETOS, ETC.
    POLÍTICOS NÃO! ELES JÁ SÃO ASSIM!
    PENSEM NISTO.


  2. Edival Junior
    15/04/2010 - 09h 00m
    Entendam!!! PREFEITURA + UFF = GEO NIT


  3. Edival Junior
    15/04/2010 - 08h 58m
    Agora que o Prefeito anunciou que criará a GEONIT em conjunto com a UFF os discursos começam a mudar.
    POLITICAGEM PODRE!!!


  4. Helcio Vasconcellos Dias de - email
    15/04/2010 - 08h 52m
    A única coisa justa em Niterói é pedir o impeachment do Prefeito Jorge Silveira - um governante com três ou quatro mandatos e que nada sabe sobre a situação da sua cidade - certamente contribuiu com tijolos e areia para as construções no morro do Bumba e é diretamente responsável pelas mortes ali ocorridas. Em outras cidades, mesmo no Rio, a distribuição de tijolos se lotes é uma constante desses maus políticos. Vamos expulsá-los, já.


  5. depressao 
    15/04/2010 - 08h 49m
    Assuma Dra.Regina! Todos tiram o corpo fora! Então do que ainda ter o ´saber `, a pesquisa e a universidade? Os conselheiros, de que serverm?
    Vamos protestar, alguém tem que se responsabilizar! Nós, a sociedade pagamos impostos, e vocês? Só roubam? Os intelectuais são uns hipócritas! Ação, chega de teoria e demagogia!
    Vote NULO!


  6. OliviaF 
    15/04/2010 - 08h 46m
    BAS77 - o professor da UFF é concursado e trata-se de servidor público federal com nenhuma ligação com a prefeitura.


  7. OliviaF 
    15/04/2010 - 08h 44m
    RJHaiti, o peso dos votos dos professores ( que fazem a universidade, pois sem eles não haveria) é o mesmo dos funcionários. E é claro que os alunos não podem ter o mesmo peso por serem temporários... quantas alunos vão votar e sair no final do ano??? E quem aguenta são os que ficam professores e funcionarios.


  8. OliviaF 
    15/04/2010 - 08h 42m
    José Porto não existe essa história de perder semestre em faculdade pública...o máximo que acontece é o semestre não acabar no mesmo mês que as faculdades particulares.


  9. SilviaKersh 
    15/04/2010 - 08h 40m
    O atual Reitor da Uff foi eleito por uma quantidade absurda de funcionários da entidade por causa de sua promessa de campanha de fazê-los trabalhar apenas 30 horas recebendo por 44 horas semanais. Belo exemplo de ética...


  10. Marlene de Oliveira Ganime - email
    15/04/2010 - 08h 16m
    Ué, desapareceu ??? meu Deus quanta mentira, quanta hipocrisia!!
    Será que esse "prefeito" não vê que é pior esse tipo de ação?


  11. MENGÃO110 
    15/04/2010 - 07h 16m
    ue, agora sumiu o estudo??

    aí tem....ah se tem!


  12. Markus Cohen
    15/04/2010 - 04h 13m
    Todos os meus comentários estnao sendo barrados? Censura!


  13. ana lúcia torres
    15/04/2010 - 00h 57m
    Tanto o prefeito de Niterói quanto o reitor da UFF, que resolveram produzir factoides juntos para tentar iludir o povo, precisam ser investigados pelo Ministério Público, porque são pesadas as denúncias contra os dois.


  14. José Porto
    15/04/2010 - 00h 51m
    Minha filha está há 2 semanas sem aulas no Instituto de Artes e Comunicação Social da UFF, interditado em razão das chuvas. O reitor da UFF, absurdamente, não tomou providência alguma para ceder outro prédio, emergencialmente, para alojar IACS. 1.500 alunos correm o risco de perder o semestre letivo pela incompetência do reitor Salles.


  15. aline stelman
    15/04/2010 - 00h 47m
    O reitor da UFF, R, Salles, faz faz péssima gestão e tenta desesperadamente aparecer porque sabe que o candidato da oposição, prof. Palharini, é o favorito. Salles é demagogo e inoperante.


  16. RJhaiti 
    15/04/2010 - 00h 44m
    Sera q vai ser possível confiar na GEONIT com esse prefeito q nada sabe e com um reitor q desmoraliza seus professores e/pesquisadores? Com o prefeito a "chacoalhar" com arrogância o trabalho de um professor/pesquisador q alertava para os riscos q desdenharam??? MP cade vcs? Niterói está refém! Pelo visto os professores/pesquisadores tb!


  17. RJhaiti 
    15/04/2010 - 00h 33m
    Que vergonha! primeiro desmoraliza os professores/pesquisadores, depois promete um "cala a boca" com essa empresa - mais um cabide de empregos!reitores são eleitos sim - e nova eleição da uff está próxima- e se não me engano proporcionalmente os votos dos professores tem mais peso... Que vergonha!!! O haiti é aqui! Enquanto isso inúmeros desabrigados, órfãos, familias dizimadas, verdadeiro desdém verdadeiro descaso! Que vergonha! Quem ama cuida! Quem ama não mata! Vergonha! Vergonha!


  18. BAS77 
    15/04/2010 - 00h 28m
    MAIS BALELA!

    A UFF É TRADICIONALMENTE PETISTA!

    É ÓBVIO Q A PROFESSORA ESTÁ PRECIONADA.

    NÃO SERIA DEMITIDA CASO NÃO CEDESSE À PRESSÃO, ENTRETANTO, CERTAMENTE SOFRERIA SÉRIAS CONSEQUENCIAS.

    É ISSO AÍ, E AGORA O PREFEITO CAÔLHA DEPOIS DE TUDO GANHOU MAIS UM CABIDE DE EMPREGOS...

    O POVO TEM OS GOVERNANTES Q MERECE!


  19. BAS77 
    15/04/2010 - 00h 28m
    MAIS BALELA!

    A UFF É TRADICIONALMENTE PETISTA!

    É ÓBVIO Q A PROFESSORA ESTÁ PRECIONADA.

    NÃO SERIA DEMITIDA CASO NÃO CEDESSE À PRESSÃO, ENTRETANTO, CERTAMENTE SOFRERIA SÉRIAS CONSEQUENCIAS.

    É ISSO AÍ, E AGORA O PREFEITO CAÔLHA DEPOIS DE TUDO GANHOU MAIS UM CABIDE DE EMPREGOS...

    O POVO TEM OS GOVERNANTES Q MERECE!


  20. BAS77 
    15/04/2010 - 00h 28m
    MAIS BALELA!

    A UFF É TRADICIONALMENTE PETISTA!

    É ÓBVIO Q A PROFESSORA ESTÁ PRECIONADA.

    NÃO SERIA DEMITIDA CASO NÃO CEDESSE À PRESSÃO, ENTRETANTO, CERTAMENTE SOFRERIA SÉRIAS CONSEQUENCIAS.

    É ISSO AÍ, E AGORA O PREFEITO CAÔLHA DEPOIS DE TUDO GANHOU MAIS UM CABIDE DE EMPREGOS...

    O POVO TEM OS GOVERNANTES Q MERECE!


  21. tullio bonvini macacchero
    14/04/2010 - 22h 42m
    Pronto,o prefeito de niteroi, Jorge aquele que ignora, arrumou m jeito de mais empreguismo na cidade. o tal geonit. mais empregos para os amigos dele. Vcs sabiam que existe um tal conselho consultivo em niteroi, com 25 pessoas ue recem seis mil por mes para não fazer nada?


  22. Poucas 
    14/04/2010 - 20h 23m
    Reitores são eleitos sim. Servidores e alunos da Universidade votam.


  23. VotoNuloJá 
    14/04/2010 - 19h 13m
    Ele é nomeado, não?
    Acho q não podem eleger reitores...
    Essa UFF deve ser melhor q a UNB q até a casa do cara lá bancava a decoração de obras de artes...

    18h58 #metro rio operando com intervalos irregulares. Linha 1 std zn e linha 2. Toh a + 10 min esperando o metro. Rh
    3 minutes ago via The Remote

Nenhum comentário:

Postar um comentário