terça-feira, 13 de abril de 2010

INFORME SOBRE A SITUAÇÃO DAS OBRAS DO ATERRADO

Da: Direção da ECHS-VR/UFF

À comunidade acadêmica da Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta
Redonda,

Através deste documento viemos prestar esclarecimentos sobre o prédio da ECHS-VR com objetivo de manter os docentes, discentes e técnico-administrativos informados da situação atual, mantendo o compromisso da direção da ECHS-VR com a gestão transparente.

Como já apresentado em carta aberta à comunidade, apesar da responsabilidade das obras estarem sob a responsabilidade da direção do PUVR, a direção da unidade assumiu uma posição de apoio no acompanhamento das obras, como forma de participação direta num espaço que será da comunidade da ECHS-VR.

Desde janeiro estamos realizando visitas semanais a prédio, não apenas para apreciar o andamento das obras e sua evolução, mas indicando desvios no processo de construção, neste período, docentes e representantes discentes estavam presentes em algumas visitas e puderam verificar os avanços da obra.

Neste sentido, por considerar que o momento da transição da ECHS-VR para as novas instalações no campus do Aterrado, a direção estará apresentando a posição para a ocupação planejada deste novo espaço incluindo questões referentes à segurança, serviços de apoio e condições de ensino, sempre pautada pela prudência e seriedade.

No último dia 30 de março a Superintendência de Arquitetura, Engenharia e Patrimônio (SAEP) da UFF esteve na obra juntamente com representantes da construtora responsável (ZADAR), engenheiro da empresa CONTÉCNICA (responsável pela fiscalização da obra), direção do PUVR e da ECHS-VR para verificar um prazo de entrega do prédio da ECHS-VR.

O prazo informado pelo engenheiro da ZADAR e julgado viável pela SAEP e CONTÉCNICA, foi o dia 12 de abril, pois há pendências em relação à ligação de energia e água que dependem de concessionárias públicas e que estarão sendo realizadas dentro deste período.

Após esta data a empresa CONTÉCNICA estará realizando uma avaliação da habitabilidade do prédio testando toda a infra-estrutura, caso o parecer seja favorável será emitido um termo de aceitação parcial da obra, pois os demais prédios estarão sendo terminados. Este documento deverá ser atestado pela fiscalização do contrato e pela direção do PUVR, garantindo o uso do espaço.

Neste período estará sendo feita a organização dos móveis pertencentes ao patrimônio da ECHS-VR nas salas de aula e nas áreas administrativas, a limpeza do prédio, a inclusão dos serviços de limpeza e vigilância, o estudo da adequação de laboratórios de informática e do acervo bibliográfico, os serviços de alimentação e de fotocópias e demais detalhes da ocupação que são imprescindíveis para nossa mudança.

Outro ponto importante que esta sendo considerado na mudança que não é de responsabilidade direta da direção da unidade, mas que sensível às demandas da comunidade acadêmica, a direção do PUVR e da ECHS-VR vem providenciando, são as questões de segurança externa ao campus e o acesso através do sistema de transporte público. Já foram feitos os pedidos junto à Prefeitura Municipal de Volta Redonda o apoio no sentido de ampliar o itinerário das linhas de ônibus que atendem a localidade e a posterior criação de uma nova linha, a melhoria da iluminação pública, a presença da guarda municipal em horários críticos na entrada e saída dos estudantes, solicitação também feita à Polícia Militar.

No relato apresentado acima, consideramos que o mês de abril será de intenso trabalho de preparação do espaço das atividades acadêmicas no novo prédio, mas a direção da ECHS-VR reforça que a mudança ocorrerá quando as condições de habitação e de acesso estiverem adequadas na visão dos especialistas que cuidam tanto da obra como da ocupação da unidade acadêmica. A direção da unidade prefere adotar esta postura prudente para garantir que as condições de realização das atividades acadêmica não sejam prejudicadas.

Entendemos a ansiedade de toda a comunidade, pois quanto docentes da UFF também desejamos estar trabalhando num espaço prometido já algum tempo, mas também devemos ser coerentes, principalmente após a participação mais efetiva no acompanhamento da obra, onde verificamos os avanços do prédio e compreendemos que falta pouco tempo para nossa tal esperada mudança.

Podemos garantir que o processo de ocupação da ECHS-VR no novo prédio irá começar no mês de abril, se a mudança completa ocorrerá ainda neste mesmo mês não seria prudente ou mesmo honesto afirmar, pois são variáveis que não estão sob o controle da direção, contudo a proximidade da entrega do prédio promove sentimento de esperança em indicar um novo cenário de infra-estrutura.

Optamos por trazer os fatos concretos a oferecer promessas, pois acreditamos que esse é o melhor caminho para manter toda a comunidade acadêmica informada. Quando a notícia da mudança efetiva for promulgada, ela será comemorada não com dúvidas, mas com alegria e certeza.

A direção da ECHS-VR se coloca a disposição para maiores esclarecimentos e convida os interessados em visitar as futuras instalações a fazer contato através do e-mail: echsvr@vm.uff.br.

Atenciosamente.
Prof. DSc. Murilo Alvarenga Oliveira
(Direção da ECHS-VR/UFF)

Um comentário: