quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

A EEIMVR tem uma nova Pós-Graduação strictu sensu. Ontem foi divulgada pela CAPES a notícia que a Pós-Graduação em Engenharia Mecânica-PGMEC da EEIMVR foi aprovada por aquele órgão.

Parabéns a todos os membros do Departamento de Eng. Mecânica – VEM, especialmente àqueles que tomaram a iniciativa em momentos decisivos, participaram da organização e elaboração do projeto acadêmico e contribuíram com opiniões, sugestões, seu engajamento enfim. A PGMEC é e será um resultado do esforço conjunto de todo um Departamento e com isso já se apresenta como uma mudança de paradigma  no contexto do desenvolvimento acadêmico da EEIMVR.  Essa mudança fica mais clara quando compararmos  as circunstâncias de criação da PGMEC com as de sua co-irmã, a Pós-Graduação em Engenharia Metalurgia- PPGEM. A PPGEM foi criada com a cooperação da iniciativa privada, há 17 anos atrás e significou, no seu tempo, uma guinada no desenrolar da história da EEIMVR que passava por momentos difíceis, contando então  com menos de 100 alunos, cerca de 45 professores, boa parte em regime de 20 ou 40 horas semanais, sem atividades estruturadas de Pesquisa. Apesar de criada em uma Escola com apenas um único curso de Eng. Metalúrgica, a PPGEM não foi integrada e recebida pelos dois Departamentos de Metalurgia Industrial-TMI e  Ciências dos Materiais-TMC como um processo natural. Pelo contrário, a vinda de novos professores, todos em regime de 40 h DE, suscitou o surgimento de tensões políticas que perduram até hoje e as atividades de Pesquisa eram colocadas como que antagônicas das atividades de ensino na Graduação, onde, contraditoriamente, atuavam também todos os professores da PPGEM, então recém contratados. Para contradizer ainda mais essa tese de dissociação entre ensino de Graduação da Pesquisa, nasceu do corpo docente atuante na PPGEM, que já tinha um perfil notadamente multidisciplinar, a idéia da criação de um Curso em Engenharia Mecânica, idéia essa que foi proposta de campanha da chapa para a Direção da EEIMVR, composta pelos Profs. Jayme Gouvêa e Alexandre José da Silva, em 1999.  Passada a eleição, o Diretor então re-eleito, Prof. Antônio Fontana, chamou-nos para colocar em execução nossa proposta, juntamente com a criação do curso de Eng. de Produção. A criação do Depto. de Engenharia Mecânica é uma outra longa história. Mas podemos dizer que a criação da PGMEC  representa o ápice até aqui de uma luta em prol de uma adequada estruturação acadêmica. Uma luta de quem acredita na profunda  e necessária integração entre Ensino e Pesquisa como a base de um Ensino Superior de qualidade. Muito há ainda por fazer, mas certamente a PGMEC vai entrar em funcionamento e se consolidar como uma das realizações mais importantes para que se continue projetando a qualidade de Ensino da EEIMVR para além das fronteiras da Região Sul-Fluminense. Faltam ainda, por exemplo,  os laboratórios, reclamados por nós desde a criação do curso mas que,  graças à mobilização dos alunos na Primavera de 2009, entrou, ainda que com 10 anos de atraso ( antes tarde do que nunca) e por motivações políticas na lista de prioridades dos gestores da EEIMVR.

Prof. Alexandre José da Silva 

Um comentário:

  1. Parabéns a todos os colegas e amigos do Departamento de Engenharia Mecânica pela conquista acadêmica. É importante ressaltarmos que os alunos da UFF e também da região serão beneficiados diretamente com mais um curso stricto sensu de alta qualidade no Sul Fluminense.

    Outro fato importante a ser notado é a consistência da Proposta de criação do Mestrado em Engenharia Mecânica da UFF. Tive a oportunidade de acompanhar todas as fases de elaboração do projeto. Por esta razão, não recebi com surpresa a notícia que a aprovação saiu já na primeira oportunidade de apreciação da Proposta pelos assessores da CAPES.

    Acredito muito num provérbio chinês que diz "Há três coisas que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida". Assim, fico feliz em ver os frutos de um trabalho feito em equipe que não desperdiçou a oportunidade e se lançou numa nova empreitada pelos motivos nobres do ensino e da pesquisa.

    Saudações Acadêmicas,

    Prof. Fabrício Lins
    Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica da EEIMVR/PUVR/UFF

    ResponderExcluir