sábado, 5 de dezembro de 2009

Técnicos-administrativos promovem paralisação na UFF de Volta Redonda

por Pensamento Acadêmico

Na última quarta-feira, 02 de dezembro de 2009, os técnicos-administrativos lotados na EEIMVR e no PUVR promoveram uma paralisação de suas atividades. Durante todo o dia letivo, os funcionários paralisados fizeram a entrega de um panfleto (Fig. 1) para alunos e docentes. No panfleto distribuído encontravam-se listadas a razões que levaram os servidores a realizar a manifestação junto ao portão principal da Escola de Engenharia. Nesta ocasião, também estiveram presentes alguns representantes (companheiros) do Sindicato dos Trabalhadores da UFF (SINTUFF) de Niterói. Vale lembrar que esta manifestação foi o primeiro ato organizado desde o protesto feito pelos alunos no dia 22 de setembro contra a Intervenção do PUVR. Para a surpresa de alguns funcionários paralisados, foram notadas as ausências dos diretores do PUVR e da EEIMVR. Aliás, já faz bastante tempo que Volta Redonda não recebe a visita do diretor do Pólo. Outra coincidência deveras interessante é que o diretor da Escola de Engenharia (amigo intimo do interventor e também ex-vice-diretor do antigo CTC) também não consegue acertar a sua agenda com nenhuma manifestação realizada no pátio do edifício Edil Patury Monteiro.




Fig. 1: Panfleto da paralisação dos servidores da UFF de Volta Redonda.

Por que Paramos?


Falta democracia - Ha mais de 2 anos (desde1/3/07) estamos com diretor "pró tempore" no Pólo, sem que sejam realizadas as prometidas eleições para preenchimento deste cargo. Não aceitamos a desculpa das eleições simultâneas nos pólos de Volta Redonda, Rio das Ostras, Nova Friburgo e Campos, pois os problemas são diferentes. Além disso, nossa representação de apenas 2 membros no Conselho Superior do Pólo é totalmente desproporcional. Queremos um conselho gestor paritário e, também, nossa representação nos demais colegiados, onde são efetivamente debatidas as questões. Para isso, serão necessárias mudanças no regimento.


Falta transparência na aplicação dos recursos e determinação de prioridades nas obras do campus - A obra do aterrado iniciada em maio está adiantada, enquanto os serviços no atual prédio (vila) estão paralisados e os laboratórios nem foram licitados ainda. Como conseqüência, cresce a insegurança no uso dos laborat6rios e a superlotação nos espaços de trabalho. Observe-se que esta situação é também conseqüência falta de democracia, a partir da qual, são definidas as prioridades no interesse do coletivo.


Falta segurança - E preciso melhorar a controle de acesso de pessoas estranhas a unidade com uso de crachás e apresentação dos novos funcionários e professores. Só em 2009, são várias ocorrências de furtos e roubos.


Falta segurança no trabalho - Além das obras nos laboratórios, é necessário urgente laudo sobre as condições de segurança no trabalho, pois a ausência de prevenção e dos exames periódicos obrigatórios têm causado freqüentes e desnecessários acidentes e problemas de saúde. Por que mesmo EPls - equipamento de proteção individuais já comprados (capela, lava olhos, etc.) ainda não foram colocados em uso? Por outro lado, normas básicas de segurança em laboratórios químicos não são minimamente implementadas.


Falta concurso publico para novos funcionários - Segundo dados da própria reitoria da UFF, em Nova Friburgo, são 350 alunos para 29 funcionários, numa proporção 12,7 alunos para cada funcionário. Em Rio das Ostras esta proporção 21,46. Já em Volta Redonda, com 1500 alunos e 42 técnicos administrativos, e uma proporção absurda de 35,7 alunos para cada funcionário. E isso sem contar os alunos de mestrado, doutorado, MBA e as novas turmas abertas ate 2010.


É claro que todos esses fatores são interdependentes. Como não tem democracia, falta transparência. Sem transparência, a prioridade para aplicação dos recursos disponíveis obedece a critérios obscuros. Sem prioridade onde ela é necessária, as obras não terminam, os laboratórios não tem condições de funcionar da forma correta e não existe espaço físico para os funcionários trabalharem. Novas cursos já foram abertos, as obras precisam ser terminadas e precisamos de novo concurso publico urgente para técnico administrativos.

Parabéns aos servidores por mais este gesto de preocupação com a Instituição e principalmente com a falta de democracia que a UFF de Volta Redonda convive por anos e anos.

Saudações Acadêmicas,

9 comentários:

  1. Esperando que essa paralisação dos técnicos-administrativos de Volta Redonda tenha sido realmente um movimento consciente e não um "cala boca" dos líderes sindicais locais, juntamente com a direção da eeimvr, pra demonstrar uma "pseudo democracia" nesta instituição.

    ResponderExcluir
  2. Realmente não dá pra entender por que o SINTUFF tem deixado 14 colegas do polo
    amontoados numa pequena sala sem ventilação e condições nada dignas de
    trabalho. O pessoal precisa abrir o olho para estes sindicalistas
    profissionais. Eles não deveriam ajudar? Ser mais ativos? O que eles vão arrumar em 2010? Olha o tico-tico aí gente...

    ResponderExcluir
  3. Esse blog deveria se chamar PENSAMENTO ÚNICO.
    Já que apagam ou nem publicam qualquer pensamento de linha contraria!
    E os moderadores ainda se dizem defensores da democracia... tsk tsk!
    VERGONHA ALHEIA!

    ResponderExcluir
  4. Prezado Anônimo,

    O blog tem empregado as ferramentas de moderação para que ataques pessoais não tenham espaço e também que a discussão de idéias prevaleça. Além disso, não temos como política ignorar qualquer pensamento ou comentário anônimo. Pelo contrário, temos um enorme anseio que a discussão de alto nível esteja presente pela ação de colaboradores anônimos ou autores devidamente identificados. Os moderadores tem atuado de forma séria e isenta a fim de mantermos o foco em idéias e pensamentos que promovam o envolvimento de toda a nossa comunidade acadêmica.

    Saudações Universitárias

    ResponderExcluir
  5. Ih?!? O que esse comentário tá fazendo aqui em cima???????
    Ué???? Será que os moderadores resolveram descambar e abrir pra todo tipo de pensamento???Pensei que fosse PENSAMENTO ÚNICO. Sacanagem...

    Aliás, o que ESSES comentários estão fazendo aqui??? O moderador posta a favor da paralisação dos técnicos administrativos e vem dois anônimos postando contra e o mesmo moderador aceita os comments???? Não pode!!! Afinal, vai contra o PENSAMENTO ÚNICO.

    Acho que esse blog deveria ser melhor moderado...daqui a pouco vamos retornar aos bons e velhos tempos da baixaria com a vida alheia que estava isso aqui. tsk tsk tsk

    Absurdo isso.

    (sic sic sic) =P

    ******

    ResponderExcluir
  6. Eu queria um dia, em janeiro pois estarei de férias, discutir alguns pontos conceituais que vira e mexe aparecem aqui nesse blog, tais como:

    * democracia
    * cidadania
    * luta
    * paradigma (esse é campeão)

    Alguém topa??? Porque quando a gente estuda a fundo esses conceitos passa a ser muito chato quando percebem que podem estar sendo aplicados equivocadamente.

    Em janeiro a gente começa o BOM debate.

    Abraços a todos.
    E parabéns aqueles que ainda se indignam e persistem no diálogo de ideias.

    ResponderExcluir
  7. Então deu-se a paralização dos servidores técnicos administrativos da UFF VR. Um avanço pra todos nós. Mais é muito importante que este início de conscientização não se perca. Não estamos aqui por baderna, somos pessoas sérias que amam o que fazem e que vestem de fato a camisa da UFF. Falta de sergurança, funiconários amontoados em uma sala sem ventilação e o mais grave, funcionários implorando por trabalho, pessoas querendo que a coisa ande, que Volta Redonda seja de fato um grande pólo universitário. Meus amigos, isso é ASSÉDIO MORAL, isso é crime. Lutem sim pelo trabalho, mas lutem pela sua dignidade. Coragem gente. Temer o quê? lembremos, pois somos:
    "verás que um filho teu não foge a luta,
    nem teme quem te adora a própria morte,
    terra adorada....."
    Nós somos o Brasil, servimos ao nosso Estado, muitos de nós por amor e essa luta é nossa, sem temores.
    Estamos finalizando nosso ano, uma paralização aconteceu, esperamos realmente que ela não se cale. E como funcionária do Pólo Universitário de Volta Redonda, que não se cansa de lutar pelo seu trabalho, e o faz dignamente, muito me orgulho de todos os meus colegas. Nós somos a UFF de hoje, que jamais se calará. Somos o início, a sementinha da liberdade, somos SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS com muita honra.

    ResponderExcluir
  8. OUVIRAM DO IPIRANGA AS MARGENS PLÁCIDAS
    DE UM POVO HERÓICO O BRADO RETUMBANTE,
    E O SOL DA LIBERDADE, EM RAIOS FÚLGIDOS,,
    BRILHOU NO CÉU DA PÁTRIA NESSE INSTANTE.
    SE O PENHOR DESSA IGUALDADE
    CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM BRAÇO FORTE,
    EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE,
    DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE!

    Ó PÁTRIA AMADA,
    IDOLATRADA,
    SALVE! SALVE!

    BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO
    DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE,
    SE EM TEU FORMOSO CÉU, RISONHO E LÍMPIDO,
    A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE.
    GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA,
    ÉS BELO, ÉS FORTE, IMPÁVIDO COLOSSO,
    E O TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA.

    TERRA ADORADA,
    ENTRE OUTRAS MIL,
    ÉS TU,BRASIL,
    Ó PÁTRIA AMADA!
    DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
    PÁTRIA AMADA,
    BRASIL!

    II
    DEITADO ETERNAMENTE EM BERÇO ESPLÊNDIDO,
    AO SOM DO MAR E À LUZ DO CÉU PROFUNDO,
    FULGURAS, Ó BRASIL, FLORÃO DA AMÉRICA,
    ILUMINADO AO SOL DO NOVO MUNDO!
    DO QUE A TERRA MAIS GARRIDA,
    TEUS RISONHOS, LINDOS CAMPOS TÊM MAIS FLORES;
    "NOSSOS BOSQUES TEM MAIS VIDA,"
    "NOSSA VIDA" NO TEU SEIO "MAIS AMORES".

    Ó PÁTRIA AMADA,
    IDOLATRADA,
    SALVE! SALVE!.

    BRASIL, DE AMOR ETERNO SEJA SÍMBOLO
    O LÁBARO QUE OSTENTAS ESTRELADO,
    E DIGA O VERDE-LOURO DESSA FLÂMULA
    -PAZ NO FUTURO E GLÓRIA NO PASSADO.
    MAS, SE ERGUES DA JUSTIÇA A CLAVA FORTE,
    VERÁS QUE UM FILHO TEU NÃO FOGE À LUTA,
    NEM TEME, QUEM TE ADORA, A PRÓPRIA MORTE.

    TERRA ADORADA,
    ENTRE OUTRAS MIL,
    ÉS TU, BRASIL,
    Ó PÁTRIA AMADA!
    DOS FILHOS DESTE SOLO ÉS MÃE GENTIL,
    PÁTRIA AMADA,
    BRASIL!

    ResponderExcluir