sábado, 19 de dezembro de 2009

Pinga Fogo Volta Redondense: Rápido e rasteiro, mas com sérias restrições estruturais

O PUVR recebeu na última terça-feira (15/12) a visita do Engº. Deiner Astorico Barbosa, técnico da FINEP da Área de Universidades da Diretoria de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. O Engº Deiner é o analista responsável por todos os projetos fomentados pela FINEP em andamento na UFF de Volta Redonda. Os recursos financeiros disponibilizados pela FINEP para atividades de pesquisa em Volta Redonda nos últimos 3 anos já ultrapassaram a marca de R$ 2 milhões.

Na ocasião da visita, o analista da FINEP circulou por todos os laboratórios da EEIMVR e também pela obra do prédio Edil Patury Monteiro. O técnico da Área de Universidades ficou bastante impressionado com a organização dos laboratórios de pesquisa que se encontravam em pleno funcionamento e também muito preocupado com o andamento da obra do prédio da Escola de Engenharia. Vale lembrar que a FINEP disponibilizou recursos (cerca de R$ 200 mil) para a reforma das instalações do prédio da Vila Santa Cecília para a instalação de laboratórios de pesquisa.

        _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

O diretor do PUVR em reunião com o Engº. Deiner Astorico Barbosa não apresentou nenhum cronograma da obra da EEIMVR ou ainda maiores informações sobre os problemas e as soluções para a instalação dos laboratórios de pesquisa.

Como perguntar não ofende I: Na última reunião ordinária do Conselho do PUVR, o interventor afirmou que o prédio estaria coberto com as telhas e as calhas até o final de novembro. Será que diretor pro tempore do Pólo estaria se referindo a “novembro de 2010”?

       _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Já o diretor da EEIMVR quando foi apresentado ao técnico da FINEP pelo Prof. Jayme Gouvêa, passou a narrar em detalhes toda a história de criação da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda desde a chamada Universidade do Trabalho na década de 1960.

       _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

No mesmo dia da visita do analista da FINEP, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica (PPGEM) inaugurou um Cluster de Microcomputadores que já se encontra em funcionamento na modalidade de laboratório multiusuário. Maiores informações sobre o acesso a estas facilidades podem ser obtidas com os Professores Ivaldo Leão (ileao@metal.eeimvr.uff.br) e José Adilson (adilson@ metal.eeimvr.uff.br).

      _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

No final desta semana, o Engº. Horácio Delgado Júnior protocolou junto às secretarias do PUVR e da EEIMVR um memorando na forma  de uma carta (http://www.4shared.com/file/176684731/9aa5c22b/Carta_PUVR_e_EEIMVR.html) a respeito da obra de Reforma e Expansão do Prédio Edil Patury Monteiro. A carta indicava de forma detalhada (inclusive com fotografias das instalações) uma série de irregularidades no andamento da execução do projeto básico. O documento também solicitava imediatas providências por parte dos gestores da UFF a fim de se garantir uma correta execução do projeto de engenharia sem agregar prejuízos financeiros ao erário público.
  
       _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Aproveitando a possível visita do Magnífico reitor da UFF e da sua equipe de trabalho (conselheiros e a SAEP) ao PUVR na próxima semana para discutir soluções para a obra do Campus Aterrado, o blog Pensamento Acadêmico aproveita a oportunidade para publicar o cronograma do planejamento inicial de execução de todos os 3 prédios do Aterrado. O cronograma pode ser copiada a partir do endereço: http://www.4shared.com/file/176669500/885113ac/Microsoft_Office_Project_-_Pla.html.

Como perguntar não ofende II: No debate do auditório da EEIMVR ocorrido no dia 22 de setembro, o interventor afirmou que ele foi empossado pelo reitor Roberto de Souza Salles com a importante “missão” de resolver e acelerar as obras tanto do Campus Aterrado, quanto do prédio Edil Patury Monteiro. Será que diretor pro tempore do Pólo está conseguindo cumprir a sua “missão” a contento tanto da reitoria da UFF quanto da Comunidade Acadêmica de Volta Redonda? E os diretores da ECHSVR e da EEIMVR, como andam as suas cobranças em relação ao término das obras das suas respectivas unidades de ensino?

      _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

O comentário já é geral, parece que a ECHSVR terá um novo diretor pro tempore em breve. Desejamos sucesso e principalmente muita sobriedade e seriedade ao novo diretor. Neste curto período de administração do atual diretor, Volta Redonda ficou sem nenhuma dúvida em evidência junto ao CUV. Os motivos de tanta atenção eram os discursos um tanto “peculiares” do diretor da ECHSVR. Dizem inclusive que alguns conselheiros estavam dando razão ao ato do reitor em ter nomeado um interventor para Volta Redonda, face as brilhantes locuções do jovem mestre.

       _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

O Pro-Reitor Antonio Cláudio Nóbrega recebeu também nesta semana o Sr. Ricardo Rosa, chefe do Departamento de Fomento, Análise e Acompanhamento de Infra-estrutura das Universidades da FINEP. Nesta ocasião foi informado oficialmente à UFF que a FINEP está muito preocupada com o andamento das obras de Volta Redonda no prédio Edil Patury Monteiro.

       _*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Vamos esperar o desenrolar de todas as visitas dos técnicos da FINEP e acreditarmos que com esta cobrança externa possamos ter nossos laboratórios funcionando normalmente em 2010. Afinal de contas, final de ano é época de renovar as esperanças. Espera aí, também é época de fazermos um balanço do trabalho realizado... Assim, como perguntar não ofende III: prezado Senhor Diretor “pro tempore” do PUVR, aonde se encontra a sua prestação de contas do ano de 2009? Quanto foi gasto e em quais rubricas? Quais foram os avanços das obras do Aterrado e da EEIMVR? E em 2010, o senhor pretende visitar mais vezes o PUVR? Qual é o planejamento orçamentário e de ações do PUVR para o próximo ano?

Saudações Universitárias,

Pensamento Acadêmico UFF Volta Redonda

11 comentários:

  1. Será que vamos também perder nossa credibilidade perante a FINEP construida ao longo dos ultimos 15 anos com um esforço grande, diga-se de passagem, de alguns chatos que acham que pesquisa é um caminho inesgotável para o aprendizado, por incompetencia de alguns administradores que não sabem a que veio e outros, piores ainda, sempre estiveram aqui, mas nunca mecheram uma palha para pelo menos não atrapalhar ?
    Parece que o fundo do poço não chega nunca..... Impressionante.

    ResponderExcluir
  2. Uma lástima realmente... com certeza a diretoria anterior, que ficou somente 2 anos sem pensar na palavra democracia já teria concluído tudo e estaria tudo muito bem agora...

    ResponderExcluir
  3. Bem , pelo menos a Diretoria anterior idealizou, projetou, licitou e deu início a todas às obras do PUVR hoje em (lento) andamento. Resta à atual Direção do PUVR, pelo menos, terminar corretamente o trabalho que outros começaram. Se não era capaz e se haviam dificuldades , por que aceitou o cargo? E os que antes reclamavam sobre obras e democracia, por que agora se calam? Estamos há meses sem reunião do Conselho do PUVR, e nem uma palavra dos Diretores de Unidade e os outros conselheiros. E a eleição para o Conselho? O mandato dos primeiros conselheiros terminou e isso parece que ficou ( convenientemente) esquecido. Será que o Conselho do PUVR foi também uma outra "obra" malévola da primeira Direção do PUVR? Democracia conforme a conveniância pessoal tem outro nome: oportunismo.

    ResponderExcluir
  4. É claro que não há "obra malévola" da diretoria anterior, assim como não há da atual, mas o andamento está lento há muito tempo não é de agora, como querem fazer supor. Quem sempre pediu por democracia não se calou, apenas não começou uma gritaria somente quando saiu do "poder". As cobranças devem sim existir, sempre e de forma honesta, mas sem o tal "oportunismo".
    Eleições para o novo conselho e para a diretoria é uma vontade de todos, ninguém é dono exclusivo da vontade democrática.
    Oportunismo: bela palavra para definir tantas coisas que se ouve e se vê ultimamente...

    ResponderExcluir
  5. Colegas anônimos, seguidores do blog e demais membros da UFF,

    Todos nós sabemos que a reitoria nunca teve a menor intenção em realizar qualquer eleição para o PUVR, diga-se de passagem, idem para todos os outros Pólo da UFF. Isto é um fato sem nenhuma discussão de parte a parte. Outro fato importante é que temos duas obras em andamento. A primeira, da Escola de Engenharia, como também é de conhecimento geral, teve muitos problemas iniciais e depois de sanados também apresentou um tempo de evolução muito complicado. Devemos lembrar que o único responsável por esta obra era e continua sendo a SAEP/CAEP. Contudo, o PUVR é o cliente e deve se esmeirar em fazer pagamentos e todos os tramites legais para um bom andamento do projeto. Além disso, na gestão anterior as cobranças da comunidade acadêmica eram quase que diárias. O que aconteceu com as vozes que não gritam quando saem do poder? A empresa tem se queixado de falta de pagamentos. Alguém trabalha de graça? Nestes casos qualquer acadêmico pode e deve fazer as suas constatações. Por outro lado, a segunda obra, a do campus Aterrado, esta sim era gerenciada inicialmente pelo PUVR com o auxílio direto do GREICA e após a saída da antiga direção foi imediatamente desfeito. O atual diretor do Polo nomeou um fiscal de contratos (vide boletim de serviço 176 - 2009 a DTS PUVR, N.º 08 de 23 de setembro de 2009) o Prof. Ricardo Brito. A obra dos três prédios do Aterrado estavam em dia e agora, percebe-se que existe um atraso. Culpados, existem! Pessoas de boa vontade, também existem! O difícil é lidar com oportunistas e politiqueiros que não possuem qualquer vínculo profissional, em que a Universidade se torna um local de segunda aposentadoria com um pequeno esforço (vem de mala e cuia dar as suas aulinhas e em seguida, pegam o caminho da rodoviária). Chega de hipocrisia e tanta safadeza...Transparência e trabalho é o que polo precisa.

    Que venham as mudanças em 2010,

    Anônimo revoltado e com medo de ser perseguido pela situação,

    ResponderExcluir
  6. DETERMINAÇÃO DE SERVIÇO PUVR, N.º 08 de 23 de setembro de 2009

    EMENTA: Designação de Fiscal do Contrato.

    O Diretor do Pólo Universitário de Volta Redonda – PUVR / UFF, no uso de suas atribuições, e
    pela competência a ele delegada pela Portaria No. 39.959, do Magnífico Reitor, datada de 02 de abril
    de 2009,
    RESOLVE:
    1 - Designar o Prof. RICARDO DE MELLO BRITO, matricula SIAPE 307480, para Fiscal do
    Contrato referente aos serviços de Engenharia para Construção de três prédios, incluindo urbanização e
    infra-estrutura no Campus do Aterrado, pertencente ao Pólo Universitário de \volta Redonda – PUVR /
    UFF.Na condição de Fiscal do Contrato, o referido Professor terá as seguintes atribuições:
    • Exigir da CONTRATADA o cumprimento rigoroso das obrigações assumidas.
    • Notificar por escrito a CONTRATADA, fixando-lhe prazo para reparar defeitos ou irregularidades
    verificados na execução dos serviços contratados.
    • Verificar e atestar as Planilhas de Controle Físico Financeiro emitidas pela Fiscalização da Obra.
    • Verificar as Notas Fiscais emitidas pela CONTRATADA e encaminha-la para pagamento juntamente
    com a respectiva Planilha de Controle Físico Financeiro devidamente atestada, com as cópias das guias
    de recolhimento do INSS e do FGTS e com cópia da folha de pagamento de pessoal da
    CONTRATADA do mês a que se referem os serviços realizados.
    • Sustar o pagamento de faturas no caso de inobservância pela CONTRATADA dos termos do
    Contrato e do Edital.
    • Exercer controle rigoroso sobre o cronograma de execução dos serviços.
    Fixar prazos para a conclusão de atividades e determinar as suas prioridades.
    • Autorizar préviamente por escrito qualquer alteração das especificações, Normas Técnicas e demais
    elementos técnicos definidos no Edital.
    • Verificar e aprovar juntamente com o Diretor do PUVR eventuais acréscimos e/ou supressões de
    serviços ou materiais necessários ao perfeito cumprimento do objeto do Contrato.
    Esta DTS entrará em vigor na data de sua assinatura.

    WAINER S. SILVA
    Diretor do Polo Universitario de Volta Redonda
    # # # # # #

    UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – BOLETIM DE SERVIÇO
    ANO XXXIX - N° 176 29/10/2009 SEÇÃO II PÁG. 19-20

    ResponderExcluir
  7. O que é isso?????

    Não entendo...

    O professor citado na determinação de serviço nº 8 do PUVR de 23/09/09 é engenheiro metalúrgico e tá tirando onda de engenheiro civil!?!? Será que algumas destas atribuições são de fiscal de contrato ou de fiscal de obra???
    Vou ao CREA me informar se as atribuições desta determinação são legais. Caso seja, para que estudar tanto??? É só alguém nomear!!!!

    Eu nem acredito que isso está acontecendo em um pólo com 4 cursos de engenharia. Que absurdo!!!!

    ResponderExcluir
  8. Meus caros colegas, estou deveras preocupado com a situação do polo de Volta Redonda. Existia um grande projeto de expansão, que foi duramente combatido pela direção atual da EEIMVR(lembrem dos debates sobre reuni e Icex ? ). Suspeito que tal atitude naquele momento foi um desespero para tomar o poder. Lembro tambem das manobras conseguidas junto a Reitoria na epoca, através do prof. Sidnei mello, junto com a prof. Ana maria(lembram dela ?) para indicar um amigo pessoal do diretor da EEIMVR, muito competente !!! que iria resolver todos os nossos problemas em VR, pois não seria boicotado pela EEIMVR, como sempre foi o diretor anterior, lembram das interdições diarias da obra? e tudo se resolveria. Houve ate recomendações para que aprendessemos com o diretor atual, pois este era de uma genialidade politica impressionante por ter pensado nisto tudo e ainda sair no poder e bem na fita. Não contaram que o projeto do aterrado estava com cronograma sendo cumprido a risca porque era tocado pelo GREICA, uma equipe de 2 Eng. Civis com larga experiencia em obras, apoio administrativo e di informatica do polo e coordenado pelo prof. Brito, observe que o prof. Brito era apenas coordenador do Greica, não fiscalizador de obras. Quando o prof. Wainer assumiu, o Greica foi desfeito e se nomeou o Prof. Brito com aquelas atribuições de fiscal etc... isto foi apenas para lembrar alguns episódios que muitos tentam esquecer por se acharem "politicamenete espertos", alias este comportamento so nos lembram mesmo o Odorico Paraguassu do bem amado, conforme ja foi envocado em outras ocasiões neste blog. Pobre do povo de VR que conta com esta turma aqui. Ainda bem que parece que as autoridades ja perceberam que com esta turma não sai nada e ja estão buscando alternativas para trazer a area de saude completa para volta redonda atraves de outra universide Federal, não a UFF. Outra pergunta: Qual a relação da atual diretoria da EEIMVR com as faculdades particulares da reião que oferecem tais cursos ? sera que não existe nenhum interesse nisto ? estou desconfiado...

    Um anonimo que ja foi muito perseguido em VR.

    ResponderExcluir
  9. Caros leitores a "anonimos perseguidos": faço coro com a revolta de vocês. Peço assim, encarecidamente, que não deixem essa chama de revolta, tão importante para a democracia, se apegue. Articulem-se, discutam, sejam críticos (com o antes e o agora) e, acima de tudo, tentem articular ações no intuito de cobrar os compromissos assumidos pela atual direção. Isso faz bem para qualquer democracia, e isso fará bem a qualquer gestor que propõe-se a trabalhar em algo. Não tecerei aqui meus comentários e sentimentos sobre o andar das coisas: muito me expus e agora acho justo que as demais pessoas se manifestem. Só queria fazer um comentário: o professor Brito, em que se pese que não seja engenheiro civil, tem uma larga experiência em fiscalização de contratos. É verdade que o ideal seria um engenheiro civil à frente da fiscalização. Minha preocupação é apenas com o dinheiro público investido e o ideal da expansão do Pólo, que aparentemente tá se perdendo. O tempo está correndo e a quantidade de coisas para se fazer são enormes (provavelmente os futuros alunos da escola de Humanas não poderão ser alocados nas novas instalações). Como bem foi lembrado aqui, havia antes da troca de direção uma fiscalização e cobranças constantes... e agora as vozes se silenciaram. Quem dera que estivessem gritando, estão caladas mesmo, acomodadas. Deixo aqui então registrada minha decepção com o andar das coisas: em que se pese todas as dificuldades e a diversidade da universidade, aqui deveria ser o celeiro da democracia, pois é o mínimo que esperaríamos de pessoas com acesso a um ensino de qualidade. Um abraço a todos, Adriano de Souza Martins.

    ResponderExcluir
  10. Parece que em VR não importa projetos nem realizações, apenas a pessoa que esta no poder. Isto é no minimo suspeito !!! sera que aqui tambem temos dinheiro na cueca??? pois existem pessoas que acercam do poder com interesses no minimo reprovaveis.

    ResponderExcluir
  11. O que existe hoje no PUVR, são inúmeros funcionários impedidos de trabalhar por perseguição desta mesma direção. Somos culpados por sermos servidores deste Pólo desde a antiga direção? Não estamos aqui nos importando com a pessoa que está no poder, e sim com a sua falta de direção, transparência que poderia responder a sua pergunta: será que temos dinheiro na cueca? Seriedade é o que pedimos, é o que desejamos. Quanto aos projetos e realizações, prezado senhor (a) procure ler este blog e no mínimo ao postar este tipo de comentário se identifique para que possa ser procurado por pessoas sérias que trabalham nesta instituição e assim ser apresentado aos diversos projetos em andamento e quem sabe o senhor(a) possa se interessar e fazer parte de pelo menos um deles e então iniciar sua contribuição com o constante crescimento acadêmico desta instituição. Porque o crescimento físico, ainda está por vir. Mas virá e todos temos certeza disto. Estamos juntos nesta jornada. Este sempre foi o nosso ideal. O que não sabemos é se este ideal também faz parte do sentimento de uma intervenção que até agora não disse a que veio.

    ResponderExcluir