terça-feira, 3 de novembro de 2009

Reunião da obra de Reforma e Ampliação do Edifício Edil Patury Monteiro: Projeto da caixa de elevadores.

por Pensamento Acadêmico UFF - Volta Redonda

No dia de hoje (03 de novembro de 2009) às 15h50h , na sala E1 da EEIMVR, foi realizada uma reunião sobre a obra de Reforma e Ampliação do Edifício Edil Patury Monteiro referente ao projeto da caixa de elevadores. Nesta reunião estiveram presentes os Professores Wainer da Silveira e Silva (Diretor pro tempore do PUVR), Renato Dietrich (Vice-Diretor pro tempore do PUVR), Ricardo Brito (docente do VMT/EEIMVR), Alexandre José da Silva (docente do VEM/ EEIMVR) e os Engenheiros Horácio Delgado Júnior (responsável pelo projeto básico e estrutural da obra), Chan Sao Heng (fiscal da obra - SAEP) e Marcus Vinicius (empresa Lytorânea). Nesta ocasião, a direção do PUVR, a SAEP e a empresa Lytorânea convidaram o Eng °. Horácio para apresentar um projeto técnico para a fixação das guias do elevador da obra. Tal convite foi motivado por alterações nas especificações dos elevadores que estão sendo adquiridos pela empresa Lytorânea.

O Eng°. Horácio, imediatamente, aceitou o convite e declarou que poderá propor uma solução técnica dentro de um prazo de cerca de 1 semana após o Eng°. Marcus Vinicius lhe fornecer as devidas informações técnicas (cargas e as dimensões dos elevadores). Em seguida, o responsável pelo projeto básico e  estrutural da obra também se colocou à disposição da UFF para colaborar no que for necessário para permitir a conclusão da obra sem a cobrança de qualquer remuneração financeira.

Ao término da reunião, o Eng°. Horácio indagou ao responsável técnico da empresa Lytorânea sobre a reforma dos laboratórios da EEIMVR. O Eng°. Marcus Vinicius respondeu que a empresa não pretende realizar tal reforma e em seguida, relatou que o item referente aos projetos para a reforma dos laboratórios foi retirado da planilha do termo contratual aditivo. Este termo se encontra em pactuação entre à UFF e a empresa Lytorânea no presente momento.

Neste contexto, pode-se concluir que pela ausência de um projeto para a realização de uma nova concorrência (licitação), ou ainda, pela falta de encaminhamento por parte da direção do PUVR para a contratação de um novo termo contratual aditivo referente a reforma dos laboratórios de ensino e pesquisa da EEIMVR, não poderemos vislumbrar nenhuma solução para tal problema a curto prazo. Vale lembrar que no ano de 2010, ano de eleição presidencial, os prazos para a realização de qualquer tipo de concorrência pública e posterior contratação das empresas vencedoras serão mais exíguos. Além disso, parece razoável sugerir que tanto os alunos quanto os pesquisadores da nossa Instituição deverão continuar a enfrentar enormes dificuldades laboratoriais no próximo semestre letivo.

Saudações Universitárias

3 comentários:

  1. Ué! eu ouvi o novo Diretor do pólo informar que o Reitor disse que gostaria de ter os laboratórios prontos para o 1o período do ano proximo.

    Isso é muito masçante!! Como é que a gente vai estudar sem laboratórios??

    ResponderExcluir
  2. Essa notícia não é nada boa para nós.

    Como vamos estudar sem laboratórios??? Isso é engenharia gente!!

    ResponderExcluir
  3. O EX_diretor Prof. alexandre disse várias vezes , em reuniões, pelo pátio, em sala de aula, que tudo seria resolvido, que tudo estava em contrato. Que contrato é esse que ele falava? Será que o Reitor não sabia disso? O prof. Alexandre saiu da Direção, não sei porquÊ, e o contrato acba? Contrato ou acrordo de boca?

    ResponderExcluir