sábado, 21 de novembro de 2009

ANJO TORTO E OUTRAS HISTÓRIAS


I - PARABÉNS À EFICIÊNCIA 1

Em uma semana já foi corrigido o equívoco das gratificações mencionadas na página da UFF, comentado numa postagem anterior. Tratava-se, como eu já havia presumido, de uma falha de digitação. Ainda resta corrigir as gratificações atribuídas a alguns vice-coordenadores de graduação. Mas isso também será rápido, eu creio.

Algumas pessoas ficaram aborrecidas com o apontamento publico de uma falha o qual poderia gerar interpretações dúbias. Não era essa a minha intenção. Peço publicamente desculpas se causei essa impressão.

Contudo, me pareceu que a ira foi dirigida na direção errada. Faço aqui uma imagem – imaginem se o STF publicasse em seu sítio oficial a informação equivocada de que todo juiz que use gravata no trabalho receberia uma gratificação “adicional por uso de gravata”. A impressa divulgaria esse fato, por ser muito surpreendente e baseado numa fonte mais do que objetiva. Haveria comoção. Rapidamente a falha seria corrigida. Contudo, todos gostariam de saber como uma informação equivocada teria sido colocada numa página pública e oficial. Ninguém culparia a imprensa por ter divulgado o fato, eu acho.

Creio que todos entenderiam imediatamente o absurdo da situação. Não imagino juízes protestando por nunca terem recebido a gratificação, apesar de terem usado gravata a vida inteira e nem protestos de juízas por discriminação de gênero, já que a maioria delas não adota esse item de indumentária.

II - PARABÉNS À EFICIÊNCIA 2.

A comissão encarregada de reorganizar a legislação sobre concursos públicos na UFF se reuniu na semana passada e, em breve, deve encaminhar o anteprojeto às câmaras do CEP. O fato desse anteprojeto já estar em fase adiantada há mais de um ano e não ter sido finalizado e/ou encaminhadao às câmaras também havia sido comentado numa postagem recente. Boa coincidência, ganhamos todos nós.

III - O MEU ANJO TORTO NÃO SORRI

Comentei em algumas das últimas mensagens o “anjo torto” de Drummod e o “anjo morto, louco solto louco, torto pouco morto” de Torquato – um aconselhando a ser “gauche na vida”, outro, “entre um sorriso de dentes, a desafinar o coro dos contentes''.

O “sorriso de dentes” do anjo de Torquato sempre me incomodou. Anjos tortos iluminam e confundem, provocam e ironizam, mas não sorriem.

Como Drummond e Torquato, sempre tive a companhia de um anjo torto, toda a vida, a vida toda. Acreditem, não é brincadeira. Meu anjo torto é principalmente olhos. Olhos e boca. É contemplativo e provocador. Me condenou aos olhos e boca, desde pequenininho. Meu anjo torto é poeta, e, portanto, como diz Cecília, não é alegre nem é triste. Certamente, não sorri.

Numa noite, em 1991, acordei e pintei o seu rosto em menos de dois minutos (deixo ele com vocês). É o único dos meus quadros que eu deixo sobre a minha cabeceira. Foi o único, até hoje, que a minha filha não perguntou o que (ou quem) era, o que significava ou porque eu o tinha feito. Ele simplesmente estava lá e fazia companhia ao pai.

Não sei por que me deu vontade de escrever sobre isso.

Saudações Acadêmicas,

Heraldo.





5 comentários:

  1. Caro Heraldo,
    Por gentileza, poderia esclarecer do se trata a questão das gratificações que você comenta no texto que postou?
    Talvez tenham leitores que como eu, não acompanharam a informação precedente.
    Parabéns pelos comentários. Faz parte da democracia universitária.
    Saudações Acadêmicas.

    Luiz Carlos Rolim Lopes

    ResponderExcluir
  2. Oi Rolim.

    Eu me referia a uma das perguntas feitas na postagem “Perguntar não ofende 2”. Sugiro que você dê uma olhada. É bom comentar sobre coisas aparentemente equivocadas e ver que, coincidentemente, elas já estavam sendo prontamente corrigidas. Esqueci de mencionar que a obra do muro que, eventualmente, poderia permitir a duplicação da Avenida Litorânea em frente ao campus da Praia Vermelha (também comentada por mim), aparentemente foi interrompida. Parabéns mais uma vez a todos nós.

    O bacana é perceber a surpreendente unanimidade de pensamento na UFF e que muitas coisas estão mudando exatamente na direção do que estamos pedindo nos textos postados. Mas tudo voluntariamente e independente da nossa verborragia derramada nos posts. Parabéns mais uma vez a todos nós.

    Eu entendo que algumas mensagens minhas resvalam no hermetismo. Portanto, repito aqui o que disse no início do texto “O outono do patriarca”:

    ...”Muitos me perguntam por que eu estou adotando um estilo eventualmente hermético e metafórico em algumas das minhas mensagens, parecendo um daqueles filmes antigos do Carlos Saura – difíceis de entender devido a uma linguagem muito cifrada. Eu explico - assim como o famoso diretor espanhol, sei que em rio que tem piranha, jacaré nada de costas. Meus motivos são parecidos com os dele, é claro.” ...

    Um abraço,

    Heraldo

    ResponderExcluir
  3. Oi Heraldo e a todos! Ainda que com grande atraso, gostaria de somar uma coincidência às que você comentou! Recentemente os primeiros professores contratados com vagas REUNI foram chamados. Tratava-se de dois físicos e são destinados ao curso de física computacional, em Volta Redonda, criado a partir do REUNI. Em vez de serem alocados no pólo, até que a nova unidade fosse criada, foram alocados na EEIMVR, a mesma unidade que fora contra o REUNI e não participou do projeto de expansão por ele financiado. Por causa disso, escrevi uma espécie de desabafo aqui no blog, entitulado "O começo do fim ou o fim do começo?". Coincidentemente, uma semana ou duas depois, foi publicada uma errata no DO da união, alocando-os no pólo. Um abraço, Adriano de Souza Martins (prof. Adjunto II).

    ResponderExcluir
  4. olhem abaixo o tamanho da coincidência:

    No- 41.144 - retificar a portaria nº 41105, de 27/10/2009, publicada no
    DOU de 29/10/2009, Seção 2, página 34, referente a nomeação de
    ALEXANDRE FONTES DA FONSECA, onde se lê: ...Departamento
    de Ciências Exatas do Pólo Universitário de Volta Redonda..., leia-se:
    ... Pólo Universitário de Volta Redonda.
    No- 41.145 - retificar a portaria nº 41087, de 27/10/2009, publicada no
    DOU de 29/10/2009, Seção 2, página 34, referente a nomeação de
    GABRIEL FLORES HIDALGO, onde se lê: ...Departamento de
    Ciências Exatas do Pólo Universitário de Volta Redonda..., leia-se: ...
    Pólo Universitário de Volta Redonda.

    Diário Oficial da União Nº 212, sexta-feira, 6 de novembro de 2009, página 25

    ResponderExcluir
  5. Pois é Adriano,

    Na maioria da vezes que um cidadão comum se organiza para criticar algum equívoco em serviços públicos os amigos falam coisas do seguinte tipo: “ É a maior perda de tempo”. “Não adianta porque nãi muda nada”. “Você é tão competente, vai tratar do seu trabalho, pois isso só vai caudar prejuízo a sua carreira”, e por aí vai. No entanto as coisa mudam. Algumas vezes mudam mais rápido do que podemos perceber. O mundo evolui e as palavras derramadas nos protestos muitas vezes acabam se tornando fatos.

    Coincidência? Provavelmente. Mas fez muito bem para a UFF e para a lógica do Pólo de VR. Certamente os que erraram dirão que há muito pensavam em corrigir a falha. Mas que venham mais e melhores coincidências e, também, maiores mobilizações e muito mais palavras derramadas. Parabéns por mais essa (boa) coincidência.

    Um abraço a todos

    Heraldo

    ResponderExcluir