domingo, 9 de maio de 2010

CARTA ABERTA AO EXCELENTÍSSIMO SR. MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, Dr. FERNANDO HADDAD

Excelentíssimo Sr. Ministro,

          É com grande orgulho e satisfação que compartilhamos com Vossa Excelência, representando o Governo Federal do BRASIL, a entrega simbólica dos primeiros 4.500 m2 da Universidade Federal Fluminense, construídos com os recursos outorgados pelo programa do REUNI e outros convênios com o MEC, de um total de 17.500 m2, referentes aos projetos concebidos exclusivamente por membros da COMUNIDADE ACADÊMICA do Pólo Universitário de Volta Redonda (PUVR), que inclui docentes, funcionários técnico-administrativos, pesquisadores e discentes. Sendo estes: a construção do Campus do Aterrado em Volta Redonda, com 13.500 m2, a ampliação e reforma do Edifício Edil Patury Monteiro da Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, no Campus da Vila Santa Cecília, que se vê acrescido de 3.000 m2. Somam-se a estes, o prédio anexo ao Anatômico no Campus do Valonguinho em Niterói com 1.000m2, este projeto também concebido pela COMUNIDADE ACADÊMICA do PUVR. Todas estas obras somam mais de 19 milhões, já licitados e sendo as únicas da UFF em fase de conclusão.

Todas estas obras foram projetadas de forma otimizada, observando-se a vocação regional, empregando alta tecnologia atualmente aplicada nos países com alta taxa de desenvolvimento. Trata-se de prédios em estruturas mistas – metálica de aço e pré-moldados de concreto, construção a seco – dry wall, gesso acartonado, que permitiu baixo custo, cerca de 1.100 reais por m2 e velocidade de construção. Obras a serem concluídas em 6 meses. Enfim, um projeto completo, respeitando toda a legislação vigente, eco-sustentável, com sistemas de tratamento de esgoto, re-uso de águas de chuva, preservação de faixas marginais de rios, orientação correta ao sol, permitindo economia de energia, com ampla área de convivência, ambientes climatizados com ar-condicionado, acabamentos com qualidade compatível com sua envergadura, com mármores, porcelanatos e revestimentos cerâmicos. Completa infraestrutura com arruamentos, iluminação e subestação elétrica com grande capacidade de demanda, laboratórios de informática, de Matemática, Física e Química. Dois restaurantes universitários, biblioteca central, xerox, livraria, salas de coordenações de cursos, secretarias, salas de departamentos e gabinetes para professores.

      O projeto concebido pela Comunidade do PUVR é tão eficaz que foi possível a sua conclusão parcial a custos próximos aos licitados, mesmo estando este Pólo, há 8 meses, sob intervenção de um Professor nomeado pelo Reitor, membro da Escola de Engenharia de Niterói, que nunca teve conexão com os projetos de Volta Redonda e que, infelizmente, não logrou êxito administrativo em concluir o restante das obras e reformas, previstas em licitação para conclusão em 6 meses, atrasando-as e gerando ônus ao erário público. E também comprometendo as atividades de ensino e pesquisa com a não implementação dos laboratórios, para os quais a Comunidade Acadêmica do PUVR, por exclusivo mérito de seus pesquisadores/docentes e funcionários técnicos administrativos, obteve a aprovação da importância aproximada de 4,4 milhões de reais em equipamentos, que se encontram, em parte, parados.

          Como o Sr. Ministro pode constatar, o projeto de expansão concebido pela Comunidade Acadêmica do PUVR, projeto completo ao custo de 1.100 reais por m2 (bem abaixo dos custos discutidos hoje, na UFF, de cerca 2.500 reais por m2, acima do preço limite estabelecido, pelo Artigo 93 da LDO) está à altura do desafio que é o desenvolvimento institucional da expansão da educação superior no País. Toda a tecnologia de construção e gestão fica disponibilizada para o MEC, pela Comunidade do PUVR, para futuros projetos de expansão do ensino no País. Esta otimização de projetos contribui para o desenvolvimento, permitindo construir mais com menos custo.

          Não podemos nos esquecer de agradecer a todos que colaboraram para a concretização deste sonho e em especial aos Governos: Federal – Presidente LULA, Estadual – Governador Sérgio Cabral, Municipal – Prefeitos Gotardo e Francisco Neto. Merece nossa especial deferência a Deputada Federal Cida Diogo, pelo brilhantismo e dedicação incondicional ao projeto da Comunidade de Volta Redonda e pelo seu árduo empenho na conquista dos recursos adicionais ao orçamento da universidade, que somam cerca de 2,5 milhões de reais, na forma de Emendas Parlamentares.

Sr. Ministro, agradecemos a sua honrosa visita ao nosso Campus e clamamos a Vossa Excelência pelo restabelecimento da democracia com o fim da INTERVENÇÃO política de Niterói, em Volta Redonda, a fim de se cumprir a decisão unânime do Conselho do PUVR, legitimamente implantado e democraticamente eleito, tomada em reunião ordinária de agosto de 2009, para se realizar a Consulta Eleitoral para Diretor e Vice-Diretor do PUVR. Cumprindo-se assim um anseio da Comunidade Acadêmica, com o término dessa inaceitável e injustificável intervenção.

Pela Expansão do Ensino Superior de Qualidade
Grupo Ação Acadêmica

Nenhum comentário:

Postar um comentário