quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

50 ANOS

“Eppur si muove”
Galileu Galilei


A cidade de Brasília, a UFF e eu estamos fazendo 50 anos aproximadamente na mesma época (com alguns meses de diferença). Numero redondo e simbólico, pretexto para se olhar para trás, mas sempre vivendo o presente e sonhando com o futuro. Brasília é uma cidade surpreendente – patrimônio da humanidade, com um alto grau de complexidade e desenvolvimento, teve, nos últimos anos, 3 senadores cassados (ou que renunciaram para não serem casados) e um governador envolvido no chamado “escândalo do panetone”. Acho que os brasilienses (e os brasileiros) não merecem isso.

Acabei divagando nesse preâmbulo - vamos ao que interessa:

Prometi nas últimas mensagens encaminhar um texto intitulado “5 anos em 50”. Paciência. Farei algum suspense antes de apresentá-lo. Como quase todo cronista em época de férias, aproveitarei para “requentar” alguns textos antigos que, certamente, muitos não leram. Uma espécie de “melhores momentos” do programa. Após um breve período de descanso, volto mais diretamente ao tema prometido.

Em anexo, apresento um texto sobre a UFF que escrevi faz uns 5 ou 6 anos. Evidentemente com algumas atualizações. É a UFF real e sonhada, tudo ao mesmo tempo. Escrevi a pedido, para que se tivesse um texto institucional sintético para entregar a visitantes. O texto, e versões dele andam por aí. Fico contente.


UFF - CONTRIBUINDO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR

Em 18 de dezembro de 1960 foi criada em Niterói a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro constituída pela incorporação de cinco faculdades federais (Faculdade de Direito de Niterói, Faculdade Fluminense de Medicina, Faculdade de Farmácia e Odontologia, Escola de Odontologia e Escola Fluminense de Medicina Veterinária) e três estaduais (Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, Escola Fluminense de Engenharia e Escola de Serviço Social do Estado do Rio de Janeiro). Em novembro de 1965, já tendo incorporado duas faculdades privadas (Faculdade Fluminense de Filosofia e Faculdade de Ciências Econômicas de Niterói) e o Hospital Municipal Antônio Pedro, a UFERJ passou a denominar-se UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão cada vez mais integradas às aspirações da comunidade.

Atualmente atendendo à cerca de 30.000 mil alunos, a UFF é constituída por unidades distribuídas em mais de uma dezena de municípios fluminenses e uma Unidade Avançada sediada em Oriximiná, estado do Pará. No estado do Rio de Janeiro, Niterói é a cidade que abriga a maior parte das suas instalações, incluindo a Reitoria e seus quatro campi principais: Valonguinho, Gragoatá, Praia Vermelha e Ciências Médicas.

Hoje a universidade oferece 69 cursos de graduação, 131 de especialização, 51 de mestrado e 42 de doutorado. Ao completar 50 anos, a UFF se destaca entre as grandes Universidades do país e continua em franca expansão. Uma política consistente de capacitação docente e de contratações tem proporcionado um rápido crescimento do ensino, da pesquisa e da pós-graduação de qualidade em diversas áreas do conhecimento, o que também permite destaque em atividades de extensão universitária.

O desafio atual é participar cada vez mais ativamente do processo de desenvolvimento local a partir de um conjunto de atividades desenvolvidas em regime de parceria e cooperação entre todos os setores da sociedade envolvidos. Um dos objetivos da UFF é influenciar na dinamização da economia regional e nacional, sempre comprometida com o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida da população.

Sendo uma das maiores universidades do Brasil e com uma notável inserção regional, a UFF busca parcerias nacionais e internacionais para enfrentar os desafios e oportunidades, num cenário de crescente globalização mundial. Entendemos que o conhecimento surge da necessidade de encontrar novas alternativas, mas, sobretudo, da possibilidade de discussão e troca de idéias, visando à criação de espaços privilegiados para a expressão da criatividade científica e para o diálogo construtivo.

Com a comunidade de professores, alunos e técnicos que possui, a UFF tem sido capaz de enfrentar essas dificuldades e desafios, buscando a consolidação do espaço acadêmico e o sucesso da universidade pública no Brasil, enquanto elemento indispensável para a soberania nacional.


ABOUT THE UNIVERSITY

Universidade Federal Fluminense was founded on December 18th, 1960 as Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UFERJ. After its foundation, five Federal Faculties from Niterói, three Higher Education Schools and two private Faculties were incorporated into it. The Municipal Hospital Antônio Pedro, known currently as Hospital Universitário Antônio Pedro was annexed in 1964 aiming at medical teaching, research and assistance. In 1965 Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro was renamed Universidade Federal Fluminense.

UFF ranks among the greatest universities of the country and offers currently 69 undergraduate courses, 51 master’s degree courses and 42 doctor’s degree courses. Educating students at all levels, from undergraduate to the most advanced graduate level. Undergraduate programs are available to all high-school graduates who wish to attend the University.

Instructional programs at the undergraduate level transmit knowledge and skills to students. At the graduate level, students experience with their instructors the processes of developing and testing new hypotheses and fresh interpretations of knowledge. Education for professional careers, grounded in understanding of relevant sciences, literature and research methods, provides individuals with the tools to continue intellectual development over a lifetime and to contribute to the needs of a changing society.

Through our academic programs, UFF helps create an educated workforce that keeps the Brazilian economy competitive. UFF also provides continuing education for professionals to improve their job skills and enhance the quality of their lives.

By some of the best Brazilian researchers and students in hundreds of disciplines at its campuses, laboratories, hospital and other research facilities around the state. UFF provides a unique environment in which leading scholars and promising students strive together to expand fundamental knowledge of human nature, society, and the natural world. Its basic research programs yield a multitude of benefits for Brazil through the creation of new products, technologies, jobs, companies and even new industries, agricultural productivity, advances in health care, improvements in the quality of life.

The goal for UFF is to build a university for the 21st century and beyond: A university that will better serve the world through the quality, impact, and vision of its research, and through the new generation of leaders it will produce.

Saudações acadêmicas
Heraldo


PS: Parabéns para a UFF.

Coincidentemente, após eu haver mencionado o texto “5 anos em 50”, e perguntado se haveria atraso nas obras do plano de expansão da UFF, algumas obras entraram em ritmo bastante acelerado. É claro que não há nenhuma relação de causa e efeito. Contudo, fico contente. Dizem que a empresa encarregada de acompanhar as obras foi mudada, mas isso eu não posso confirmar.

É bacana ver as obras do instituto de Computação finalmente andando. Fui um dos professores da UFF que acompanhou e apoiou de forma bem próxima a transferência do Departamento de Computação do falecido CEG para o finado CTC, visando a criação do IC . Eu era conselheiro do CEP na época, o prof. Pedro Antunes era o Reitor e o professor Cícero o então Diretor do CEG. Tenho sido, portanto, testemunha involuntária da luta pela construção do prédio do IC desde a primeira verba obtida pelos seus pesquisadores num projeto aprovado no primeiro CTINFRA (em 2001, eu creio). Portanto, uma história quase bíblica de mais de 7 anos.


Um comentário: