domingo, 27 de março de 2011

FRASES, DITADOS E MITOS: A ELEIÇÃO DA DIREÇÃO DA EEIMVR

Sua tarefa é descobrir seu trabalho e dedicar-se a ele de todo coração.” Siddharta Gautama

1 - História recente

Estamos vivendo tempos cujas transições têm sido extremamente rápidas na UFF de Volta Redonda durante os três últimos anos. Estas transições locais têm tido como principal força motriz o conceito inicial de expansão. A expansão se baseou inicialmente (ano de 2005) no aumento da oferta de vagas dos cursos de engenharia, na contratação de professores e, por conseguinte, na criação de novos cursos de graduação (Engenharia de Agronegócios e Administração). Nos últimos dois anos, tais mudanças foram aceleradas graças ao Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do governo federal. O Reuni, naquele momento, permitiu a consolidação de um projeto realmente de cunho acadêmico no hoje PUVR. Devemos lembrar que o supracitado projeto acadêmico não se resumia somente às obras de ampliação e reforma do prédio Edil Patury Monteiro da EEIMVR e à construção de um novo espaço universitário (campus Aterrado). Talvez este estágio tenha realmente iniciado um processo real de “crescimento” em substituição aos planos iniciais que, de certa forma, podemos hoje considerar um tanto acanhados e sem qualquer “planejamento estratégico” para se levar a cabo um processo de expansão na terra do aço.

2 – Eleições 2011

Nossa visão de futuro começou a ser discutida, para variar um pouco, junto a uma mesa de café no Shopping Pontual, formalmente o nosso “escritório avançado”. A discussão se arrastou de novembro até o momento de inscrição da nossa chapa. Antes de mais nada, devemos reconhecer que, entre acertos e erros, o saldo capitaneado pelo o nosso grupo político foi positivo. Alguns de nós deverão se lembrar incisivamente que perdemos a eleição. É fato que em relação aos números de votos (40% do total) que a Chapa 1 obteve, não foram suficientes para ganharmos a posse da sala “Antonio Fontana” pelos próximos 4 anos. Somente a título de curiosidade, antes da eleição os nossos números indicavam um resultado entre 40 e 44 votos docentes, obtivemos o apoio de 36 colegas, contra 53 sinalizações pela continuidade da gestão atual.

Neste contexto, o “planejamento estratégico” era de alcançarmos um percentual maior do que a chapa do ano de 2006, Jayme e Flávio Ferreira, e também marcar posição frente aos reais problemas da nossa Escola de Engenharia de forma independente de quaisquer chapas concorrentes. Em outras palavras, a intenção era apresentar propostas sérias e exeqüíveis de serem implementadas a curto e médio prazo. Além disso, durante a campanha conseguimos falar com vários colegas da Metalurgia que se encontravam bastante distanciados e principalmente dar um recado de “união e harmonia” a toda Comunidade Acadêmica. Sim, fizemos tudo o que era possível. Enfim, lutamos o bom combate sem entrarmos em questões pessoais e mesquinhas, ou seja, saímos do discurso da ética para uma prática pacífica, tranqüila e calma. Não usamos “praguinha” (botons adesivos com alusão a qualquer “Chapa XX”) e muito menos realizamos qualquer tipo de panfletagem. Internamente, conseguimos o apoio e o trabalho de todos de forma incansável, mesmo diante de problemas como listas de votação, ataques pessoais, provocações de antigos amigos e principalmente olhares e palavras de insulto, desrespeito e literalmente exumações de cadáveres no auditório da EEIMVR.

3 - Conclusões

Tenho certeza que “nunca antes na história dessa Escola de Engenharia de 50 anos de sucesso”, as idéias foram apresentadas de forma tão discreta e principalmente ecoaram tanto entre o corpo discente, os técnicos-administrativos e os nossos colegas de metiê. Gostaria de agradecer a todos, em especial ao Alexandre e ao Zé Adilson, por permitirem que eu estivesse em todos os momentos ao lado deles no bom embate. E parodiando o meu colega e amigo Prof. Jayme, que sempre cita a sua vasta cultura de Discovery Channel:

“Resistir sempre até que os leões se tornem cordeiros e vice e versa” filme do Robin Hood.

Saudações Acadêmicas,

Fabrício Lins

Nenhum comentário:

Postar um comentário