segunda-feira, 14 de março de 2011

CHAPA 1 – PROPOSTAS DE GESTÃO PARA A EEIMVR

NOSSA VISÃO DE FUTURO PARA A EEIMVR 
www.chapa1.from-me.org

por Alexandre e José Adilson

A EEIMVR passou na última década e meia por um notável processo de crescimento e expansão. O número de alunos passou de cerca de 80 para mais de 1500, entre 1994 e 2011. O curso de Engenharia Metalúrgica deu origem a mais três cursos de Engenharia, três Mestrados stricto sensu e um Doutorado. Somos hoje por volta de cem docentes, a grande maioria com Doutorado, e perto de trinta funcionários técnico-administrativos.  Nossos alunos encontram lugar nas mais diferentes empresas do País, tanto no setor privado quanto no setor público. Já temos, pois, condições para nos firmarmos como um grande Centro de Referência e Excelência em Tecnologia e Engenharia no Estado do Rio de Janeiro.

Neste contexto, entendemos que o papel da EEIMVR é constituir-se em mais do que uma boa Escola de Engenharia. Temos possibilidades de formarmos a base de um Parque Tecnológico fundamentado em um grande Centro de Pesquisas que deverá ter estreita relação com as atividades acadêmicas da EEIMVR. Os recursos para essa empreitada devem ser buscados não somente junto a agências governamentais, mas também por meio de projetos com as grande empresas do País. Esse modelo é viável e tem tido grande sucesso em outras Universidades do País e do exterior. Conta a nosso favor, o perfil e pujança industriais de nossa Região, que já mostra a carência por um grande Centro de Pesquisas que participe do crescimento das atividades industriais e tecnológicas.


A EEIMVR não pode deixar de desempenhar um papel de destaque no contexto do desenvolvimento Regional, do Estado e mesmo do País. Para isso, precisamos modernizar nossas estruturas administrativa e política. Precisamos harmonizar os lados administrativo e técnico-científico de nossa Escola. Nossa candidatura e propostas têm também esses objetivos, para podermos lançarmos um grande projeto de participação no desenvolvimento regional nas áreas de Energia, Metalurgia, Materiais, Meio-Ambiente, Alimentos, etc., de modo a unir toda a EEIMVR em torno de metas comuns que beneficiem a todos: Departamentos, Cursos, o Corpo Técnico-Administrativo e, muito especialmente, nosso Corpo Discente. Nós da Chapa 1 estamos plenamente capacitados para conduzir a EEIMVR rumo ao seu futuro. Temos a experiência administrativa, a dedicação e a capacitação técnico-científica necessárias, e delineamos nossas propostas para atingir esses objetivos, também detalhadas no site www.chapa1.from-me.org.

PROPOSTAS DE GESTÃO
AOS ALUNOS
  • Prioridade máxima para a conclusão, entrada em funcionamento, instalação de equipamentos, e integração aos cursos de graduação dos Laboratórios EEIMVR;
  • Abordagem do grande problema de alunos excedentes em disciplinas do ciclo básico;
  • Ampliação imediata do número e variedade de  volumes disponíveis na Biblioteca da Escola;
  • Apoio sistemático e institucional  aos projetos extra-curriculares como Mini Baja, Aerodesign, Projeto Social, Pulso Consultoria e outros;
  • Promover as atividades de Monitoria, inclusive com adequação de horários, disponibilidade de salas, e uso de recursos de Ensino à distância, em apoio aos alunos, visando a redução dos índices de reprovação, principalmente em disciplinas do ciclo básico;
  • Ampliação dos Convênios Internacionais para atividades de intercâmbio e estágio curricular;
  • Implantação de sistema de apoio à editoração e impressão de trabalhos pelos alunos nos Laboratórios de Informática.
  • Inclusão no Colegiado da Unidade de representação do corpo técnico-administrativo;
  • Estímulo à formação continuada do corpo técnico-administrativo;
  • Modernização das formas  e estruturas de atendimento aos alunos por parte das Coordenações de Curso, com conseqüente flexibilização de horários para os funcionários;
  • Criação de um sistema de apoio à Gestão de Projetos Pesquisa e captação de Recursos, inclusive com sistema de malote para a FAPERJ;
  • Trabalhar pela implantação de um Serviço de Atendimento Ambulatorial, inclusive para exames periódicos.
  • Autonomia Departamental e descentralização administrativa. Os Departamentos deverão ter participação e ordenação orçamentária independente e tomar parte no projeto da EEIMVR junto ao PDI da UFF;
  • Dedicação da Direção da Unidade à elaboração de Projetos de cooperação e captação de recursos junto a grandes empresas do País;
  • Democratização da representação através da participação garantida de todos os Departamentos e cursos no Colegiado da Unidade;
  • Transferência do vínculo e autonomia administrativos de todos Laboratórios de Ensino aos respectivos Departamentos;
  • Transparência administrativa através de prestação anual de contas, publicação e ampla divulgação da origem e destino de recursos, serviços contratados, e material adquirido;
  • Criação de um sistema de apoio à Gestão de Projetos Pesquisa e captação de Recursos, inclusive com sistema de malote para a FAPERJ.


VOTE CHAPA 1 - SERIEDADE E COMPETÊNCIA

Um comentário:

  1. Li a plataforma da Chapa 1 na íntegra (no sítio: www.chapa1.from-me.org) e, realmente, as idéias e a intenção do grupo estão claras: em prol da conciliação entre os diferentes grupos atualmente existentes e do crescimento da escola em termos acadêmicos e de estrutura.
    Embora pertença a esse grupo e conheça as idéias apresentadas, penso que esse momento seja o mais oportuno dentre todos os anteriores para a implementação dessas medidas. Por quê ?!?
    Em primeiro lugar, porque a situação tem se tornado insustentável. A EEIMVR tem crescido rapidamente e isto requer dinamismo na adequação a esta nova realidade. Os professores envolvidos na Chapa 1 (por seus perfis profissionais) reúnem as características necessárias à implementação dessas idéias. Sem demérito com respeito aos demais docentes da nossa unidade (profissionais que, aliás, reconheço e admiro a competência com escassas exceções pontuais), não vislumbro, nesta ocasião, opção mais promissora neste sentido.
    Por fim mas não por último, é necessário contemplar e valorizar os três segmentos que compõem a comunidade acadêmica: professores, funcionários e alunos. Uma Universidade moderna não pode prescindir de nenhum destes para alcançar um patamar de excelência acadêmica. E, neste ponto, uma vez mais, reconheço nos professores integrantes da Chapa 1, o espírito democrático e a preocupação (além de um histórico que atesta a predisposição para a implementação das idéias propostas) com cada segmento.

    Independentemente do resultado, espero que estas idéias/medidas sejam implementadas por quem quer que exerça a diretoria da EEIMVR e aproveito para parabenizar os Profesores (com “P” maíusculo) Alexandre Silva e José Castro e seus colaboradores (desta vez, infelizmente, não estou entre eles) idealizadores desta plataforma pelas idéias. Vamos ao pleito da semana que vem, mais uma vez, com a sensação do dever cumprido. Penso que, pela primeira vez, nossas boas idéias tenham sido ouvidas e nossa bem-intencionada proposta tenha sido assimilada. Ainda assim, se o destino não nos brindar com a oportunidade de implementação dessa nova filosofia (que representaria uma quebra de paradigma – tal qual D’Alembert com a elucidação de seu paradoxo), persistiremos com nossa AÇÃO ACADÊMICA em busca da excelência acadêmica.
    Àqueles que concordam com as idéias apresentadas pela Chapa 1 mas, por algum motivo, relutam em aderir-lhe, sugiro uma reflexão mais ampla acerca do futuro próximo. Que perspectivas teremos se as idéias/medidas propostas (independendentemente de quem as tenha proposto ou de quem deixe de implementá-las) não forem implementadas ?!? (antes de responder, sugiro reler a plataforma conciliatória da Chapa 1: www.chapa1.from-me.org)
    Quem assina esta postagem é um professor novato (talvez um pouco inocente – “pero no mucho”), com cinco anos de “casa”, que acredita no potencial da nossa escola e na importância dos assuntos acadêmicos acima dos interesses políticos.
    Saudações acadêmicas !!!
    Alberto Paiva

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