quinta-feira, 18 de março de 2010

Comentários sobre a Postagem “Águas de Março”

As altas temperaturas do verão não se fazem sentir apenas em Niterói. A aproximação do próximo período eleitoral  para a reitoria da UFF ativa a termodinâmica política, e causa  reações e fenômenos inesperados, embora bastante compreensíveis.


Um desses fenômenos é o amálgama exemplificado pela “aliança” citada pelo Prof. Heraldo, entre os gabinetes das Direções da EEIMVR e da Escola de Engenharia de Niterói. Não por acaso, encontra-se o cargo da Direção do PUVR ocupado por um irmão/docente  da Engenharia de Niterói, fato sabido por todos. O que poucos sabem, no entanto, são alguns interesses e bastidores  por trás do “aparente pedido de demissão” do Diretor do PUVR.  Seria uma briga com a Reitoria conveniente para o Diretor do PUVR nesse momento? Talvez fosse esse um bom pretexto para esse se desvencilhasse de acordos previamente firmados  e se lançasse uma vez mais como eterno candidato à Reitoria.


 Por outro lado, qual a razão da insatisfação? Coincidência ou não, a a Portaria 41870 foi publicada no Boletim de Serviço, n. 34/2010, de 26 de fev/2010, para “Instauração de Processo Administrativo Disciplinar-PAD e designação de comissão para processá-lo”. Tal processo diz respeito à apuração de fatos ocorridos no Gabinete da Direção da EEIMVR, quando um professor do VEM/EEIMVR/PUVR sentiu-se ofendido verbalmente pelo Diretor da Escola de Engenharia de Volta Redonda.


Comenta-se em Niterói que  a instauração de tal processo pela Reitoria teria desagradado não apenas o Diretor do PUVR, que declara-se publicamente amigo do Diretor da EEIMVR, mas também alguns artífices que urdiram a “lambança política” apontada pelo Prof. Heraldo.


O PAD em questão constitui instrumento administrativo legítimo para apuração, sejam quais forem, dos fatos ocorridos dentro do Gabinete da EEIMVR na presença de vários Professores e Técnico-Administrativos da Unidade. Impedir ou mesmo retardar seu andamento, além de prevaricação, seria  injustificável.


Obviamente, ninguém poderá supor que isso venha acontecer, ainda que a continuidade do PAD viesse a dificultar a reaproximação entre a Reitoria e a Direção da EEIMVR que vêm ocupando nos últimos anos posições políticas nitidamente antagônicas.


Saudações  Universitárias

Nenhum comentário:

Postar um comentário