quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Eleições para sete unidades no interior: edital divulgado

Foi divulgado nesta quarta-feira, 10, o Edital nº 1 da consulta para identificação das preferências da comunidade universitária para escolha de diretor e vice-diretor de sete unidades de ensino da UFF no interior do Estado do Rio de Janeiro, para o quadriênio 2010/2014. As unidades que irão eleger seus dirigentes são: 

- Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, integrante do Polo Universitário de Nova Friburgo; 

- Faculdade Federal de Rio das Ostras e Unidade de Ciência e Tecnologia, integrantes do Polo Universitário de Rio das Ostras; 

- Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda e Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda, integrantes do Polo Universitário de Volta Redonda; 

- Instituto de Educação de Angra dos Reis; 

- Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, em Santo Antônio de Pádua.

As candidaturas serão consideradas em duplas para o cargo de diretor e vice-diretor, constituindo uma chapa.

As inscrições serão realizadas por um dos integrantes da chapa, de 16 a 19 de novembro, no horário a ser definido pela respectiva Comissão Eleitoral Local (CEL), obedecendo a um período diário de quatro horas, em local a ser divulgado pela CEL, em formulário fornecido pela Comissão Eleitoral Geral (CEG).

A consulta será realizada nos dias 1º e 2 de dezembro.


Fonte: http://www.noticias.uff.br/noticias/2010/11/eleicoes-diretores-unidades-interior.php

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UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Consulta para Identificação das Preferências da Comunidade Universitária para Escolha de Diretor e
Vice-diretor das Unidades de Ensino dos Cursos de interiorização da Universidade Federal Fluminense,
a seguir elencados: Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, integrante do Pólo Universitário de
Nova Friburgo; Faculdade Federal de Rio das Ostras e Unidade de Ciência e Tecnologia, integrantes do
Pólo Universitário de Rio das Ostras; Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda e
Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda, integrantes do Pólo Universitário de Volta Redonda;
Instituto de Educação de Angra dos Reis; Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, em
Santo Antônio de Pádua - Quadriênio 2010/2014.

ADITAMENTO AO EDITAL Nº 1, de 24/11/2010.
A Comissão Eleitoral Geral, instituída pela Portaria Nº 43.183 de 06 de outubro de 2010, torna público que o
Edital Nº 1, de 18/10/2010, visando o processo de consulta à Comunidade Universitária, com o objetivo de
identificar as preferências com respeito à escolha do Diretor e Vice-diretor das Unidades de Ensino dos Cursos
de interiorização da UFF, para o quadriênio 2010/2014, considerando o recurso apresentado à Comissão e a
discussão desenvolvida no CUV, nesta data, o edital passa a ter a seguinte redação.
1. Da Comissão Eleitoral Geral
A Comissão Eleitoral Geral, instalada em 18 de outubro de 2010, definiu dentre os seus membros a seguinte
composição: Presidente da Comissão – Profª Sidênia Alves Sidrião de Alencar Mendes, Vice-Presidente – Prof.
Waldir Lins de Castro, Secretário Geral - Técnico-Administrativo Antonio de Souza Boechat e Secretário
Adjunto – Técnico-Administrativo Maria Lúcia Almeida Ferreira, que se reunirão ordinariamente às segundas,
terças e quintas-feiras, de 14 às 17 horas, na Saleta ao lado da Sala dos Conselhos Superiores no 3º andar da
Reitoria.
2. Da Comissão Eleitoral Local
Será criada em cada Unidade uma Comissão Eleitoral Local, paritária, composta por três membros titulares (um
docente, um estudante e um técnico-administrativo) e respectivos suplentes, indicados por seus pares que, em
conjunto com a Comissão Eleitoral Geral organizará o processo.
3. Dos critérios para inscrição dos candidatos a Diretor e Vice-diretor das Unidades referidas abaixo
Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo
Faculdade Federal de Rio das Ostras
Unidade de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras
Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda
Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda
Instituto de Educação de Angra dos Reis
Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior - Santo Antônio de Pádua
a) Ser lotado ou ter exercício em um dos departamentos das Unidades listadas acima;
b) Ser ocupante dos cargos de Professor Titular, ou portador do título de doutor, neste caso
independentemente do nível ou da classe do cargo ocupado;
c) Carta de intenções assinada que expresse seu interesse em candidatar-se;
d) Proposta de Gestão.
4. Das Inscrições das Candidaturas
As candidaturas serão consideradas em duplas para o cargo de Diretor e Vice-diretor, constituindo uma chapa.
As inscrições serão realizadas por um dos integrantes da (s) chapa (s), na sala a ser posteriormente divulgado
pela Comissão Eleitoral Local (CEL), em formulário fornecido pela Comissão Eleitoral Geral (CEG), no período
de 16 a 26 de novembro, no horário a ser definido pela CEL, obedecendo a um período diário de quatro horas. O
tempo estabelecido deverá ser de conhecimento público, através de ampla divulgação, devendo o mesmo ser
comunicado à CEG.
Os candidatos a Diretor e a Vice-diretor das Unidades deverão comparecer ao local de inscrição, nas datas e
horários acima descritos, munidos dos seguintes documentos:
a) Contracheque recente (original e cópia da parte de identificação);
b) Comprovante do título de Doutor ou do cargo de Professor de Titular, conforme critérios para
inscrição (item 3 letra b);
c) Curriculum Vitae resumido;
d) Carta de intenções assinada que expresse seu interesse em candidatar-se;
e) Proposta de Gestão.
5. Da consulta
A consulta será realizada nos dias 01 e 02 de dezembro, em horários e locais a serem posteriormente divulgados.
6. Dos Debates
Os debates ou a apresentação pública da proposta, que contarão com a presença obrigatória de um membro da
Comissão Eleitoral Geral, serão realizados no dia 30 de novembro, em horários a serem definidos pela CEG, a
CEL, e os candidatos.
7. Da Propaganda
Os candidatos interessados poderão encaminhar propostas de sua gestão aos docentes, servidores técnicoadministrativos
e estudantes, via e-mail, bem como afixar nos murais, e a distribuição de cópia física.
8. Da Apuração
A apuração será realizada no dia 03 de dezembro de 2010, na Unidade de realização do pleito, com a presença
obrigatória de um membro da Comissão Eleitoral Geral, em horário a ser estabelecido.
9. De Outras Decisões
a) Onde não houver candidatura, ou impedimentos de candidatura, ou outra excepcionalidade, a
Comissão Eleitoral Geral apresentará, no prazo de dez dias úteis, alternativas nos termos das normas
vigentes.
b) O processo de escolha dos dirigentes dos Pólos Universitários será definido após a escolha dos
diretores das Unidades.
c) Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Eleitoral Geral.
Niterói, 24 de novembro de 2010.
Comissão Eleitoral Geral




UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Consulta para Identificação das Preferências da Comunidade Universitária para Escolha de Diretor e
Vice-diretor das Unidades de Ensino dos Cursos de interiorização da Universidade Federal Fluminense,
a seguir elencados: Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo, integrante do Pólo Universitário de
Nova Friburgo; Faculdade Federal de Rio das Ostras e Unidade de Ciência e Tecnologia, integrantes do
Pólo Universitário de Rio das Ostras; Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda e
Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda, integrantes do Pólo Universitário de Volta Redonda;
Instituto de Educação de Angra dos Reis; Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior, em
Santo Antônio de Pádua - Quadriênio 2010/2014.
EDITAL Nº 1, de 18/10/2010.
A Comissão Eleitoral Geral, instituída pela Portaria Nº 43.183 de 06 de outubro de 2010, torna público que está
aberto o processo de consulta à Comunidade Universitária, com o objetivo de identificar as preferências com
respeito à escolha do Diretor e Vice-diretor das seguintes Unidades de Ensino dos Cursos de interiorização da
UFF, para o quadriênio 2010/2014.
1. Da Comissão Eleitoral Geral
A Comissão Eleitoral Geral, instalada em 18 de outubro de 2010, definiu dentre os seus membros a seguinte
composição: Presidente da Comissão – Profª Sidênia Alves Sidrião de Alencar Mendes, Vice-Presidente – Prof.
Waldir Lins de Castro, Secretário Geral - Técnico-Administrativo Antonio Boechat e Secretário Adjunto –
Técnico-Administrativo Maria Lúcia Almeida Ferreira, que se reunirão ordinariamente às segundas-feiras, de 14
às 17 horas, na Saleta ao lado da Sala dos Conselhos Superiores no 3º andar da Reitoria.
2. Da Comissão Eleitoral Local
Será criada em cada Unidade uma Comissão Eleitoral Local, paritária, composta por três membros titulares e
respectivos suplentes, indicados por seus pares que, em conjunto com a Comissão Eleitoral Geral organizará o
processo.
3. Dos critérios para inscrição dos candidatos a Diretor e Vice-diretor das Unidades referidas abaixo
Faculdade de Odontologia de Nova Friburgo
Faculdade Federal de Rio das Ostras
Unidade de Ciência e Tecnologia de Rio das Ostras
Escola de Ciências Humanas e Sociais de Volta Redonda
Instituto de Ciências Exatas de Volta Redonda
Instituto de Educação de Angra dos Reis
Instituto Noroeste Fluminense de Educação Superior - Santo Antônio de Pádua
a) Ser lotado em uma das Unidades listadas acima, e/ou que esteja cadastrado pelos departamentos de
ensino como docente de disciplinas oferecidas nos Cursos do interior, no período de realização da consulta, ou
ainda esteja participando, como orientador, de projetos de ensino, pesquisa, ou extensão, devidamente
cadastrados nas instâncias superiores da UFF;
b) Ser portador do título de doutor ou ocupante dos cargos de Professor Titular ou de Professor Associado
4. No caso de não existir professor ocupante do nível Professor Associado 4, poderá concorrer o docente que esteja
no mais alto nível da Classe de Professor Associado;
c) Carta de intenções assinada que expresse seu interesse em candidatar-se;
d) Proposta de Gestão.
4. Das Inscrições das Candidaturas
As candidaturas serão consideradas em duplas para o cargo de Diretor e Vice-diretor, constituindo uma chapa.
As inscrições serão realizadas por um dos integrantes da (s) chapa (s), na sala a ser posteriormente divulgado
pela Comissão Eleitoral Local (CEL), em formulário fornecido pela Comissão Eleitoral Geral (CEG), no período
de 16 a 19 de novembro, no horário a ser definido pela CEL, obedecendo a um período diário de quatro horas. O
tempo estabelecido deverá ser de conhecimento público, através de ampla divulgação, devendo o mesmo ser
comunicado à CEG.
Os candidatos a Diretor e a Vice-diretor das Unidades deverão comparecer ao local de inscrição, nas datas e
horários acima descritos, munidos dos seguintes documentos:
a) Contracheque recente (original e cópia da parte de identificação);
b) Comprovante do título de Doutor ou dos cargos de Professor de Titular ou de Professor Associado,
conforme critérios para inscrição (item 3 letra b);
c) Curriculum Vitae resumido;
d) Carta de intenções assinada que expresse seu interesse em candidatar-se;
e) Proposta de Gestão.
5. Da consulta
A consulta será realizada nos dias 01 e 02 de dezembro, em horários e locais a serem posteriormente divulgados.
6. Dos Debates
Os debates que contarão com a presença obrigatória de um membro da Comissão Eleitoral Geral, serão
realizados em dias e horários a serem definidos pela CEG, a CEL, e os candidatos. No caso de uma única
inscrição haverá a apresentação pública da proposta.
7. Da Propaganda
Os candidatos interessados poderão encaminhar propostas de sua gestão aos docentes, servidores técnicoadministrativos
e estudantes, via e-mail, bem como afixar nos murais, e a distribuição de cópia física.
8. Da Apuração
A apuração será realizada no dia 03 de dezembro de 2010, na Unidade de realização do pleito, com a presença
obrigatória de um membro da Comissão Eleitoral Geral, em horário a ser estabelecido.
9. De Outras Decisões
a) Onde não houver candidatura de acordo com as Normas estabelecidas, a Comissão Eleitoral
Geral apresentará alternativas no prazo de dez dias úteis.
b) O processo de escolha dos dirigentes dos Pólos Universitários será definido após a escolha dos
diretores das Unidades.
Niterói, 18 de outubro de 2010.
Comissão Eleitoral Geral

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

A EEIMVR tem uma nova Pós-Graduação strictu sensu. Ontem foi divulgada pela CAPES a notícia que a Pós-Graduação em Engenharia Mecânica-PGMEC da EEIMVR foi aprovada por aquele órgão.

Parabéns a todos os membros do Departamento de Eng. Mecânica – VEM, especialmente àqueles que tomaram a iniciativa em momentos decisivos, participaram da organização e elaboração do projeto acadêmico e contribuíram com opiniões, sugestões, seu engajamento enfim. A PGMEC é e será um resultado do esforço conjunto de todo um Departamento e com isso já se apresenta como uma mudança de paradigma  no contexto do desenvolvimento acadêmico da EEIMVR.  Essa mudança fica mais clara quando compararmos  as circunstâncias de criação da PGMEC com as de sua co-irmã, a Pós-Graduação em Engenharia Metalurgia- PPGEM. A PPGEM foi criada com a cooperação da iniciativa privada, há 17 anos atrás e significou, no seu tempo, uma guinada no desenrolar da história da EEIMVR que passava por momentos difíceis, contando então  com menos de 100 alunos, cerca de 45 professores, boa parte em regime de 20 ou 40 horas semanais, sem atividades estruturadas de Pesquisa. Apesar de criada em uma Escola com apenas um único curso de Eng. Metalúrgica, a PPGEM não foi integrada e recebida pelos dois Departamentos de Metalurgia Industrial-TMI e  Ciências dos Materiais-TMC como um processo natural. Pelo contrário, a vinda de novos professores, todos em regime de 40 h DE, suscitou o surgimento de tensões políticas que perduram até hoje e as atividades de Pesquisa eram colocadas como que antagônicas das atividades de ensino na Graduação, onde, contraditoriamente, atuavam também todos os professores da PPGEM, então recém contratados. Para contradizer ainda mais essa tese de dissociação entre ensino de Graduação da Pesquisa, nasceu do corpo docente atuante na PPGEM, que já tinha um perfil notadamente multidisciplinar, a idéia da criação de um Curso em Engenharia Mecânica, idéia essa que foi proposta de campanha da chapa para a Direção da EEIMVR, composta pelos Profs. Jayme Gouvêa e Alexandre José da Silva, em 1999.  Passada a eleição, o Diretor então re-eleito, Prof. Antônio Fontana, chamou-nos para colocar em execução nossa proposta, juntamente com a criação do curso de Eng. de Produção. A criação do Depto. de Engenharia Mecânica é uma outra longa história. Mas podemos dizer que a criação da PGMEC  representa o ápice até aqui de uma luta em prol de uma adequada estruturação acadêmica. Uma luta de quem acredita na profunda  e necessária integração entre Ensino e Pesquisa como a base de um Ensino Superior de qualidade. Muito há ainda por fazer, mas certamente a PGMEC vai entrar em funcionamento e se consolidar como uma das realizações mais importantes para que se continue projetando a qualidade de Ensino da EEIMVR para além das fronteiras da Região Sul-Fluminense. Faltam ainda, por exemplo,  os laboratórios, reclamados por nós desde a criação do curso mas que,  graças à mobilização dos alunos na Primavera de 2009, entrou, ainda que com 10 anos de atraso ( antes tarde do que nunca) e por motivações políticas na lista de prioridades dos gestores da EEIMVR.

Prof. Alexandre José da Silva 

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Um Novo Colegiado para a EEIMVR

Prezados colegas da EEIMVR. Conforme tomamos conhecimento nesse último dia 28 de outubro, teve início o processo de escolha de um novo Colegiado de nossa Unidade para o exercício 2010-2012. Isto é feito, conforme as regras do RGCE de nossa Universidade, inicialmente pela formação de chapas com exatamente 20 docentes do quadro permanente cada uma, dez titulares e dez suplentes. Já o processo de consulta eleitoral é realizado pela participação de todos os docentes lotados na EEIMVR. Vale comentar que em unidades de ensino pequenas e médias da UFF, torna-se difícil a formação espontânea de chapas tão grandes. A inelegibilidade de grande parte do corpo docente por encontrar-se no período de estágio probatório ou também por estarem participando da comissão eleitoral local, dificulta mais ainda a formação de mais de uma chapa. Além disso, os curtíssimos prazos ora praticados entre a divulgação e o final do prazo de inscrição de chapas, 3 a 9 de novembro,  também não contribuem para a formação de chapas representativas dos cursos tanto de Graduação quanto de Pós-Graduação da nossa Unidade. 

O Colegiado de Unidade representa a instância máxima de uma Unidade de Ensino e sua formação, ao nosso ver, deveria ser representativa da pluralidade de pensamentos, Departamentos e cursos de nossa Escola. Tentando uma certa analogia, podemos dizer que o Colegiado está para a Unidade de Ensino assim como o Congresso Nacional está para o País. Não seria razoável termos um Congresso que, por alguma imposição obsoleta em seus princípios, ainda que legal, fosse escolhido a partir de uma gigantesca chapa única organizada pelo próprio Presidente da República. Isto contrariaria a idéia de um Congresso independente e faria dele aquilo que no jargão chama-se de “chapa branca”, ou seja, um congresso que tenderia a concordar majoritariamente com a presidência. No entanto, é exatamente assim que tradicionalmente o Colegiado de nossa Unidade é formado. Tipicamente, a Direção da Unidade organiza a tempo uma chapa através de conversas individualizadas e em separado com docentes ou pequenos grupos escolhidos e, uma vez “alinhavada” a chapa, dá partida ao processo eleitoral no Colegiado em exercício. Como resultado, os Colegiados assim formados são tradicionalmente inclinados a apoiar majoritariamente e com poucas discussões a Direção em todas suas decisões e propostas, enquanto que o corpo docente,  Departamentos e cursos da Unidade vêem-se diante da eleição de uma chapa única e, ao final, não são representados como gostariam, mas sim como e se lhes foi concedido.

Existem várias alternativas viáveis e ao nosso alcance para isso. Por exemplo: os Departamentos e cursos poderiam ser exortados e informados a tempo para que eles próprios, da maneira que lhes convier, escolhessem os seus representantes em uma chapa para o Colegiado. Diga-se de passagem que, aos funcionários deveriam ser reservadas vagas ou criado algum mecanismo que lhes garantisse representação direta no Colegiado de Unidade. Isto é direito já garantido aos alunos e já acontece no Conselho do PUVR, que aliás, registre-se, não se reuniu mais do que quatro vezes desde o início da intervenção ora em curso.

Na falta de tais providências por quem poderia e deveria em primeira mão fazê-lo, tomamos a iniciativa de, mesmo diante das evidentes dificuldades, tentar organizar uma chapa para o Colegiado de Unidade, cuja formação pelo menos se aproxime de um ideal de dois titulares e dois suplentes de cada Departamento ou curso, independente de suas convicções acadêmicas e políticas. Conclamamos e sugerimos, pois, a todos os Departamentos e Cursos da EEIMVR que se organizem para indicar representantes para a formação de uma chapa plural visando a formação de um Novo Colegiado para nossa Unidade.




Volta Redonda. 4 de novembro de 2010



Alexandre José da Silva e Fabrício Lins

Pré-Vestibular Inscrições Abertas


Já estão abertas as inscrições para candidatos que desejam ser professores do pré-vestibular social PUVR no ano de 2011. Para se inscrever clique AQUI

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Renúncia de 7 meses do mandato de Vice-Reitor

No dia 03 de novembro de 2010, em sessão conjunta dos três Conselhos Superiores da Universidade Federal Fluminense (Conselho Universitário, Conselho de Ensino e Pesquisa e Conselho de Curadores), reunidos para eleição do novo Vice-Reitor da Universidade e elaboração da lista tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação, apresentei a minha renúncia a sete meses que me restavam de mandato (até 18 de junho de 2011), a fim de permitir a coincidência de mandatos entre Reitor e Vice-Reitor na UFF. Abaixo reproduzo na íntegra o discurso que proferi na ocasião e que consta no Processo enviado a Brasília para viabilizar a antecipação da posse do novo Vice-Reitor.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Reunião Extraordinária Conjunta dos Conselhos Superiores para Elaboração da Lista Tríplice para Escolha de Vice-Reitor da UFF
Auditório da Escola de Engenharia – Rua Passo da Pátria, 156, São Domingos, Niterói-RJ
03 de novembro de 2010

Prezados Conselheiros, Sr. Presidente, Magnífico Reitor Prof. Roberto de Souza Salles,

O Brasil acaba de viver um momento riquíssimo e pedagógico quando a população em sua expressiva maioria optou pela continuação de um projeto de Governo que, conquanto tenha tido erros, colocou em curso uma forma de governar onde a agenda social recuperou seu protagonismo. A virulência do processo, com grande parte da imprensa se posicionando de forma parcial e com agressividade contra a candidata que veio a ser tornar a primeira Presidente mulher da história brasileira, só colocou em destaque a firmeza e sustentabilidade da jovem democracia brasileira.
Aqueles como eu que ao longo da vida abraçaram uma perspectiva política de esquerda, na melhor tradição da luta democrática por igualdade e liberdade, continuamos acreditando no acerto do caminho até aqui trilhado pelo Governo do Presidente Lula, mesmo que tenha havido pedras, espinhos e poeira. Preferimos que seja assim ao invés do caminho fácil da estrada asfaltada que, pasteurizando e homogeneizando os caminhos, nos levava em alta velocidade para uma terra de submissão, de vergonha e de exclusão.
É neste quadro complexo e desafiante e reconhecendo a absoluta prioridade das grandes questões nacionais, as quais nos têm exigido esforços, empenho e energia intelectual e prática, mas é também com a convicção de que grandes questões e compromissos não se sustentam sem coerência nas pequenas atitudes, ali, no nível onde podemos efetivamente operar, que venho, na condição de Vice-Reitor da Universidade Federal Fluminense, apresentar à Vossa Magnificência e aos Ilustríssimos Conselheiros presentes minha renúncia ao honroso cargo de Vice-Reitor a partir do dia do encerramento deste mandato atual de Vossa Magnificência que ocorrerá em 22 de novembro de 2010. Passo a comentar rapidamente as razões e motivações do meu pedido.
Dentre o folclore das explicações que encontrei para a defasagem de mandato entre o Reitor e o Vice-Reitor na nossa Universidade não encontrei nenhuma resposta razoável que justificasse a medida e que pudesse compensar, de alguma forma, o ganho real que, na minha modesta opinião, se alcançaria se Reitor e Vice formassem desde o início uma equipe coesa em torno de um projeto estratégico claro, reconhecido e legitimado pela comunidade acadêmica, que os elegeu como dirigentes máximos.
Não excluo a possibilidade de o meu diagnóstico ser influenciado por uma incorrigível incompetência política ou incapacidade no manejo da complexa e importante arte da negociação, tomado que sou às vezes por ímpetos que alguns amigos carinhosos minimizam com a alcunha, pra mim de qualquer forma, um católico fervoroso, honrosa, de messiânicos e que outros amigos, querendo ser mais técnicos, qualificam de wishfulthinking, a mania de tomar o desejo pela realidade e tomar decisões ou seguir raciocínios baseados no desejo mais do que nos fatos e dados.
Quando da minha posse como Vice-Reitor, em 18 de junho de 2007, eu dizia textualmente:
“Eu preferia ter tomado posse junto com o Reitor, há sete meses atrás, numa cerimônia cujo centro fosse o projeto político-institucional que denominamos “A UFF somos todos nós”, chamando a atenção para uma referência inclusivista que identificávamos como o principal desafio para o governo desta organização tão complexa, rica e plural que é a universidade. Uma cerimônia onde eu aparecesse apenas como um entre os vários fiadores deste projeto (o que de fato sou), o segundo, o vice na escala hierárquica cujo topo é o próprio reitor, meu estimado amigo Prof. Roberto Salles.
Não tendo podido ser assim por conta da defasagem de mandatos do Reitor e do Vice na nossa universidade, cuidei de manifestar por ocasião da minha eleição nos Conselhos Superiores, e reafirmo a mesma disposição agora, a intenção de encerrar o meu mandato no mesmo dia do encerramento do mandato do Prof. Roberto Salles, abdicando de sete meses de mandato em favor de permitir que nossos sucessores possam ter toda a liberdade para formar por inteiro as suas equipes e implementar desde o princípio o projeto que enunciarem e anunciarem para a comunidade acadêmica, sendo por ela referendado. Faço isso por amor a nossa Universidade Federal Fluminense.”
Pois é justamente isso que estou tratando de fazer neste momento. Faço-o com a sensação de dever cumprido. Podia ter sido melhor, não tenho dúvida. Se começasse tudo de novo faria muitas coisas diferentes. Seria mais comedido, conversaria mais antes de decidir, controlaria meu wishfulthinking, seria mais equilibrado nas disputas, sacrificaria menos meu trabalho de pesquisa, escreveria mais etc. Sobretudo, buscaria construir uma relação mais amiga e profissional com o Reitor.
Entretanto os resultados globais do trabalho e da minha experiência foram positivos. Conheci e convivi com muita gente dedicada à construção de uma universidade pública de qualidade. Estive a frente da Comissão Mista de Orçamento e Metas ao longo de todo o período. Agradeço ao trabalho e a dedicação de todos que direta ou indiretamente somaram esforços para manter operando aquela experiência de orçamento participativo que talvez seja das mais avançadas das universidades federais. Ali se pensou globalmente e agiu-se localmente. Ali se forjou o macroplanejamento do REUNI, com as exigências de autonomia e transparência as quais foram sinalizações deste próprio Conselho Universitário. Também ao Reitor Roberto Salles cabe um registro da sua atitude respeitosa com a Comissão Mista como espaço democrático de decisões estratégicas. Mesmo nos momentos de maior tensionamento, o que é natural em atividades estratégicas, ele respeitou e compareceu ao espaço da Comissão Mista.
Finalmente, não podia deixar de agradecer o convívio e as amizades que construí neste Conselho ao longo de todo o período. Aqui aprendi a conhecer e respeitar a nossa Universidade, enxergando o conflito e os paradoxos da gestão como pólos dialéticos que precisam ser sintetizados com respeito a todas as posições existentes. Foi um exercício de democracia que levo para o resto da minha vida. Despeço-me desejando a todos paz e bem para que possam continuar a construir a universidade que todos queremos e que o povo brasileiro merece.
Termino com São Paulo na Segunda Carta a Timóteo quando diz: “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé”. Desejo ao Magnífico Reitor Prof. Roberto Salles e ao amigo Sidney Mello, nosso próximo Vice-Reitor, muita luz, sabedoria e sorte para levar a frente essa desafiante e honrosa tarefa de dirigir a Universidade Federal Fluminense.
Que Deus os ilumine!
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EMMANUEL PAIVA DE ANDRADE